Direitos Humanos e minoriais sociais integram debates no Campus A.C. Simões

Atividades proporcionam debates variados ligados às temáticas centrais

19/08/2016 11h54 - Atualizado em 22/08/2016 às 11h11
Abertura da 1ª Reunião de Direitos Humanos e Minorias Sociais

Abertura da 1ª Reunião de Direitos Humanos e Minorias Sociais

Diana Monteiro - jornalista

Numa promoção do Centro Acadêmico Guedes de Miranda, do curso de Direito, em parceria com os programas de pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS) e História (PPGH) da Universidade Federal de Alagoas, prossegue nesta sexta-feira (19) a 1ª Reunião sobre os Direitos Humanos e Minorais. O evento que é um espaço para discussões sobre temáticas ligadas aos Direitos Humanos de minorias sociais de um ponto de vista interdisciplinar, conta com professores de várias áreas e oportuniza a exposição de trabalhos elaborados por pesquisadores dos mais diversos níveis de formação.

Dotado de palestras, mesas-redondas e grupos de trabalho a Reunião teve abertura, no auditório da Reitoria, na manhã da quinta-feira (18) e contou com a participação dos professores George Sarmento, Elaine Pimentel e Olga Krell que falaram sobre o tema Direitos Humanos, multiculturalismo e sociedades plurais. A Faculdade de Direito (FDA) centralizou a apresentação dos trabalhos. Já as mesas-redondas do primeiro dia do evento contemplaram os seguintes temas: Violência e o sistema penal; Os avanços e regressos nos direitos das populações LGBTs; Juventude e cidade; As minorias religiosas; Mediação e acesso à Justiça.

Nesta sexta-feira (19), das 9h às 11h30 os debates giram em torno das seguintes temáticas, com seus respectivos palestrantes: A questão Indígena, com os professores Luiz Sávio de Almeida, Cláudia Mura e Michelle Reis; Os avanços e os limites da reprodução assistida para a população assistida, com participação de Débora Allebrandt; Filiação e reprodução assistida na perspectiva do Direito da Família, com Wlademir de Paes Lira; População Negra, com os professores Irinéia Franco (As religiões de matriz africana), Jorge Riscado (A saúde da população negra) e Flávia Maria de Carvalho (A História de Angola e da África Ocidental).

No Centro de Interesse Comunitário o evento também concentrou debates sobre Cidadania, representação e movimentos sociais, com os professores Adriano Nascimento, Maria das Graças Marques Gurgel e Adriano Vivar Flores. O custo dos Direitos Humanos é o tema abordado pelos professores Manoel Cavalcante (De onde vêm os recursos para custear a efetividade dos direitos sociasi?), Fábio Lins (Os procedimentos para a efetivação das políticas públicas) e Andreas Krell com a temática Direitos sociais: entre a missão administrativa e ativismo judicial.

Novos Paradigmas em Educação foi debatido pelos professores George Sarmento Josineide Francisco, e Marineide Freitas. A 1ª Reunião conta também com a parceria do Núcleo de Extensão da Faculdade de Direito e integra as atividades comemorativas dos 85 anos de criação do curso.