Dia do Nutricionista: Faculdade de Nutrição realiza atividade no campus

Profissionais e estudantes divulgaram a importância de consumir produtos in natura

31/08/2016 15h08 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Ação dos nutricionistas aconteceu ao lado da feira

Lenilda Luna - jornalista

No dia em que se comemora a profissão de Nutricionista, 31 de agosto, professores e estudantes da Faculdade de Nutrição (Fanut) da Ufal reuniram-se numa tenda ao lado da feira de produtos orgânicos, que acontece todas as quartas-feiras, próximo à Biblioteca Central. Os nutricionistas aproveitaram para divulgar as orientações do Guia Alimentar para a população brasileira, produzido pelo Ministério da Saúde.

O Guia foi publicado em primeira edição, em 2006, e depois ampliado a partir de um processo de consulta pública, com a participação de entidades e profissionais da área, para o lançamento da 2ª edição, em 2014. “Esse Guia é reconhecido internacionalmente pela qualidade das informações que disponibiliza para a sociedade”, declarou a professora Maria Alice Araújo Oliveira, da Fanut, referindo-se ao Vox, o maior jornal eletrônico dos Estados Unidos, que elegeu o Guia Alimentar do Brasil como o melhor do mundo, em 2015.

Segundo a nutricionista Maria Alice Araújo, essa orientação segura é muito importante, para nortear a alimentação saudável, já que hoje em dia as pessoas têm acesso a muita informação. "Principalmente os jovens que começam a praticar esportes e procuram na internet as sugestões para alimentos energéticos, mas nem sempre com uma proposta direcionada para cada situação. É preciso buscar a orientação profissional", alerta.

A professora considera que essa busca por orientação nutricional na internet e na mídia, muitas vezes inadequada, é reforçada pela pouca disponibilidade de nutricionistas na rede pública. "Ainda não alcançamos essa capilaridade que pode garantir a cada pessoa um atendimento individualizado. Não há nutricionistas no postos de saúde dos bairros, para garantir essa orientação na promoção da saúde. Temos alguns profissionais nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) instituídos a partir de 2008, mas ainda não é o suficiente",conclui Maria Alice.

De acordo com a professora, o local da atividade no Dia do Nutricionista foi pensado para alertar as pessoas que os alimentos tradicionais, como o feijão e arroz, estão perdendo espaço na mesa do brasileiro. "A correria do dia a dia faz com que muitas pessoas optem por alimentos processados ou por comer em fast foods.O resultado é um aumento da obesidade e das doenças crônicas. A feira livre possibilita esse acesso ao alimento in natura, como estabelece os 10 passos para a alimentação saudável que está no Guia”, orienta a nutricionista.

Confira o Guia Alimentar para a população brasileira, edição ampliada de 2014