Curso de Nutrição lança campanha de divulgação do Guia Alimentar

Haverá uma ação especial no Dia do Nutricionista, próxima quarta-feira (31)

29/08/2016 10h41 - Atualizado em 30/08/2016 às 10h33
Guia Alimentar do Ministério da Saúde será divulgado pelo curso de Nutrição da Ufal

Guia Alimentar do Ministério da Saúde será divulgado pelo curso de Nutrição da Ufal

Redação Ascom

Na data em que os nutricionistas comemoram o seu dia, 31 de agosto, o curso de Nutrição da Ufal lança uma campanha de divulgação do Guia Alimentar para a População Brasileira. Com o slogan Guiando a população para uma alimentação adequada e saudável, professores e alunos enfatizam a importância do conhecimento de tais orientações, de forma responsável.

A programação organizada pelo Colegiado do curso será das 8h às 12h, ao lado da feira de alimentos orgânicos e na entrada do Campus A.C. Simões. A ideia é convidar a comunidade acadêmica a ser tornar multiplicadora da prática de consumir o que chamam de “comida de verdade”.

Num mundo cada vez mais conectado à internet, consumidores buscam, frequentemente, informações sobre saúde em redes sociais, sem o respaldo científico necessário. O Guia Alimentar é uma publicação do Ministério da Saúde, disponível online, baseado no cenário epidemiológico atual brasileiro, nas evidências científicas, bem como na responsabilidade governamental em promover a saúde e incorporar as sugestões da Estratégia Global da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Guia é um instrumento que aborda os princípios e as recomendações de uma alimentação adequada e saudável para a população brasileira, constituindo-se num material de apoio às ações de educação alimentar e nutricional no SUS e em outros setores. Com linguagem de fácil compreensão, as orientações são baseadas na prevenção dos agravos à saúde relacionados aos hábitos alimentares inadequados que vêm sendo incorporados pela população. É dirigido às famílias, educadores, agentes comunitários e todos os profissionais que trabalham na promoção da saúde.

“O curso de Nutrição da Ufal recomenda que a população se aproprie desse material, ao invés de buscar informações equivocadas sobre alimentação nas redes sociais. Entretanto, torna-se importante ressaltar que quando houver necessidade de orientações individualizadas, como nos agravos já estabelecidos, à exemplo de obesidade, hipertensão e diabetes, deve-se procurar o nutricionista, profissional habilitado e respaldado por lei federal para realizar o diagnóstico nutricional, prescrição e planejamento da dieta”, ressalta Cristina Normande, membro do colegiado do curso.

Sobre a data

O dia 31 de agosto marca a criação da primeira entidade representativa dos nutricionistas, a Associação Brasileira de Nutricionistas, em 1949. Atualmente, a categoria está representada por várias entidades, desde a fiscalização do exercício profissional aos sindicatos.

 A Ufal contribui há 38 anos com a formação de nutricionistas críticos e comprometidos com a saúde da população. E segue tomando como base os avanços da ciência da nutrição na formação dos alunos. Atualmente o curso é coordenado pelo professor João Araújo Neto.