Cem projetos do Proccaext 2016 são contemplados com bolsa

Proex divulgou resultado com mais de 200 propostas inscritas

25/08/2016 12h35 - Atualizado em 08/09/2016 às 11h28

Redação Ascom

A Pró-reitoria de Extensão torna público o resultado final do edital Programa Círculos Comunitários de Atividades Extensionistas (Proccaext). Ao todo, foram submetidos 212 projetos e, cem deles contemplados com bolsa nos três campi da Ufal. No Campus A.C. Simões, 53 projetos vão receber bolsa (sendo três vagas remanescentes do Sertão); 32 projetos no Campus Arapiraca e 15 no Campus do Sertão também terão o auxílio.

Para o cadastramento dos bolsistas, os coordenadores dos projetos aprovados deverão preencher o formulário, até 31 de agosto, disponibilizado por campi nos links abaixo com os dados bancários dos alunos que receberão bolsa. É necessário que o estudante tenha conta-corrente. Os avaliadores das propostas receberão certificação pela Proex referente a contribuição na seleção dos projetos.

Aquelas propostas submetidas ao edital que não foram contempladas com bolsa poderão executá-las desde que tenham obtido a nota mínima 6,0 na avaliação. Outros projetos que não atingiram a nota mínima poderão reestruturar suas propostas para executar posteriormente. O desempate dos projetos com notas iguais foi feito pela maior nota nos itens 1 e 2 correspondentes aos critérios de avaliação que constam no edital.

As demais orientações para os projetos contemplados serão encaminhadas por e-mail e em caso de dúvidas entrar em contato com a Proex pelo endereço eletrônico sigaaextensaoufal@gmail.com. A pró-reitora de Extensão, Joelma Albuquerque, ressaltou a importância da contribuição dos avaliadores nesse processo mesmo diante de algumas dificuldades de adaptação ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), o que acarretou no atraso do resultado.

“Eu gostaria de agradecer aos colegas que submeteram as propostas, pois a extensão é um pilar que muda significativamente o perfil dos alunos que se envolvem nas ações, assim como, materializa a necessária relação da Universidade com os outros setores da sociedade. Também quero destacar quatro aspectos deste processo: o primeiro se refere ao sucesso no uso do Sigaa para gestão de editais da Proex, o que se confirma coma submissão de mais de 200 propostas. Gostaria de lembrar que esse processo se iniciou com os cursos sobre o módulo em todos os campi e unidades educacionais ocorridos no primeiro semestre. O segundo aspecto foi quanto à qualidade das propostas submetidas, caracterizadas por forte natureza extensionista em diálogo com as comunidades, o que abre uma possibilidade de aprofundar a referência social da Universidade criando vínculos mais orgânicos”, pontuou Joelma.

A pró-reitora também destacou a grande quantidade de alunos colaboradores envolvidos nas propostas. “Esse é um passo importante para a mudança de cultura pedagógica na Universidade, uma vez que a participação em ações de extensão é necessária para integralização curricular, e por outro lado, a participação dos colaboradores amplia a capilaridade, alcance e impacto das ações propostas”, disse.

Confira o resultado aqui.

Cadastramento dos Bolsistas:

Campus A.C. Simões