Biblioteca da Ufal recebe exposição itinerante do Museu Théo Brandão

Peças ficarão expostas no Campus A.C. Simões até 31 de agosto

18/08/2016 08h58 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Bois de cerâmica fazem parte do acervo do MTB (Fotos Thiago Prado)

Natália Oliveira - estudante de Jornalismo

Quem nunca visitou o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) terá a oportunidade de conhecer parte do acervo do equipamento cultural da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) durante o mês de agosto. Até dia 31, a Biblioteca Central da Ufal, em Maceió, abrigará a exposição Théo Brandão Itinerante, que traz peças do museu para o ambiente acadêmico.

Aberta ao público, a exposição conta com peças da cultura e do folclore de Alagoas como chapéu de guerreiro, cerâmicas utilitárias, boneca do bloco de carnavalesco Filhinhos da Mamãe, boi de carnaval, estandartes, réplica do prédio do Museu e bois de cerâmica.

A exposição, oficialmente aberta na última segunda-feira (15), contou as participações da reitora da Ufal, Valéria Correia; do vice-reitor, José Vieira; da diretora do MTB, Nadir Nóbrega; da museóloga, Hildenia Oliveira; além da diretora da Biblioteca Central, Cristiane Cyrino; da coordenadora de eventos da Biblioteca, Girlaine Santos; do assessor internacional da Ufal, Aruã Lima; e do cordelista Jorge Calheiros.

A reitora deu início à mesa de abertura da exposição e parabenizou a parceria entre Biblioteca e o equipamento cultural. “Fizemos questão de participar desse processo de visita do MTB à Biblioteca. Parabenizo a iniciativa da Nadir e da Cristiane e ressalto a importância do projeto Museu itinerante. É uma iniciativa que a gestão vai fortalecer”, frisou Valéria Correia.

O vice-reitor, José Vieira, também reforçou a relevância da exposição ser trazida ao Campus A.C. Simões. “Temos a clareza da importância do valor desse Museu e é importante expor o patrimônio que ele tem, mostrar que é um espaço de produção de conhecimento e que ele circule pelos campi”, destacou.

Em sua fala, a coordenadora de eventos, Girlaine Santos, explicitou a felicidade por trazer uma exposição do MTB para a biblioteca da Universidade. A ideia de expor peças do equipamento cultural dentro do ambiente acadêmico surgiu após uma pesquisa informal que Girlaine fez, onde descobriu que pouquíssimos servidores da Biblioteca conheciam o Museu Théo Brandão.

A partir disso, ela consultou o MTB para articular a exposição itinerante. Foi aí que veio a feliz coincidência: os bolsistas André de Freitas e Adriana Nascimento, que atuam no Núcleo de Ação Educativa do MTB, tinham idealizado o projeto Museu itinerante: produção de saberes, com o intuito de dar visibilidade ao Museu.

“Eu já tinha o interesse na interação Biblioteca-Museu, então nossos objetivos casaram”, explicou. Girlaine ainda falou sobre outros projetos que tem em mente. “O objetivo maior é dinamizar a Biblioteca, para ser um espaço com atividades culturais, e pretendo ir além. Quero levar a exposição para os outros campi. A ideia é a Ufal conhecer o MTB. Assim que o museu reabrir, pretendo levar servidores para visitá-lo”, revelou.

Para a diretora do MTB, Nadir Nóbrega, expor o acervo do Museu é estimular a comunidade universitária a conhecer um dos espaços do patrimônio do Estado. “É uma forma de as pessoas terem mais interesse de visitar o Théo Brandão e, assim, conhecer a cultura alagoana. As pessoas podem perguntar o que tem a ver Museu e Biblioteca e respondo: são espaços de aprendizagem”, declarou.

Novidades para o MTB e a Biblioteca Central

Em primeira mão, a reitora Valéria Correia revelou que a Ufal buscará recursos para reformas, além da construção de mais duas bibliotecas em outros campi da instituição. “No final deste mês, vamos nos reunir com a bancada federal e elegemos alguns projetos para apresentar. Um deles é a reforma do MTB e da Biblioteca Central. Isso não quer dizer que a bancada vai abraçar, mas vamos apresentar esses projetos”, disse ela.

Já o vice-reitor expôs que, no atual momento de crise econômica, é preciso correr atrás de apoio para dar andamento aos projetos da Ufal. “Quando o MTB toma essa iniciativa de sair dos seus muros e levar seu produto museológico é também uma forma de mostrar aos parlamentares porque é importante investir em um patrimônio como esse. É um momento de convencimento, já que, de um lado, o governo corta recursos, o que nos força a procurar o parlamento em busca de verbas e, nesse momento, todo o convencimento e toda a exposição do valor cultural, histórico e artístico não é só bem-vindo, é oportuno. O MTB não é apenas um patrimônio da Ufal, mas sim de Alagoas”, reforçou.

Espaço para a Economia Solidária

Por meio da parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), a exposição traz ainda artesãs para venderem seus produtos, como Joseane Costa. Para ela, o espaço é mais uma oportunidade para divulgar seu trabalho. “É uma maneira de expor meus produtos e conquistar clientes, receber encomendas. Aqui eu faço o marketing dos meus produtos", disse.

A Economia Solidária é uma forma comum de produzir, em que o lucro é dividido entre os que integram o processo produtivo. Além de gerar renda, o segmento incentiva o empreendedorismo e colabora com o desenvolvimento econômico de Maceió.

O quê: Exposição Théo Brandão Itinerante

Quando: De 15 a 31 de agosto