Abertas inscrições para Expofísica 2016 até o dia 30

Evento será de 27 a 30 de setembro no Campus A.C. Simões e tem este ano como tema central 'A Física nos Esportes Olímpicos'

15/08/2016 10h43 - Atualizado em 01/09/2016 às 14h55
Arte de divulgação

Diana Monteiro -jornalista

Começam nesta segunda-feira (15) as inscrições para a 14 ª exposição pública denominada de Expofísica, promovida pelo Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Alagoas. O evento envolve os três segmentos universitários da instituição, alunos e professores do ensino médio da capital e do interior do Estado e a sociedade em geral.  As inscrições se estendem até o dia 30 deste mês.

A coordenadora e idealizadora da Expofísica, Tereza Araújo, destaca que a programação deste ano é dotada de seis estandes apresentados para a comunidade como contribuição do Instituto de Física, sede da exposição, para as áreas de ensino, pesquisa e extensão.

“Dos seis estandes, três acompanham o evento nos últimos anos, como o caso da Física da Música, o mais procurado e descobridor de talentos; Atividades Práticas com Laser, que faz abordagem à óptica e à física moderna; e Mostra de Experimentos Didáticos, onde é mostrado desde a mecânica até o magnetismo com apresentação do Gerador de Van Der Graff”, frisa Tereza.

Os demais estandes que compõem a Expofísica 2016 são: Tecnologia e Inovação no IF-Ufal, com mostra de resultados observados nos laboratórios de pesquisa da unidade acadêmica; e a Física dos Calendários, que abordará conceitos de Astronomia. Sobre o tema central, A Física nos Esportes Olímpicos, Tereza Araújo enfatiza:  “Movidos pela hospedagem das olímpiadas em nosso país o estande com esse tema proporcionará um debate entre atletas, professores do curso de Educação Física e do Instituto de Física”, diz.

A cada ano mais concorrido o evento registrou em 2015 a participação de cerca de 1,5 mil alunos das escolas de Alagoas acompanhados de seus respectivos professores da disciplina Física, levando ao encerramento das inscrições em poucas horas do primeiro dia da visitação da Mostra.

A Expofísica 2016 tem abertura às 17h do dia 27 de setembro e se entende até o dia 30, das 8h às 18h. Inscrições pelo e-mail: tereza@fis.ufal.br