Representantes de Instituto Interamericano visitam laboratório do Icat

Parceria com Laboratório Lapis tem como finalidade desenvolver ações na área de agricultura competitiva, sustentável e inclusiva para as Américas

25/07/2016 14h55 - Atualizado em 27/07/2016 às 10h45
Professor Humberto Barbosa

Diana Monteiro - jornalista

O Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), da Universidade Federal de Alagoas, recebeu recentemente a visita dos representantes, no Brasil, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) Hernán Chiriboga, Romélia Souza e do embaixador do extraordinário de Moçambique, Manuel Lubisse. Os visitantes, acompanhados do Secretário de Agricultura do Estado de Alagoas, Edson Maruta, vieram conhecer o trabalho desenvolvido pelo Laboratório da Ufal com a finalidade firmar futuras parcerias para ações na área de agricultura competitiva, sustentável e inclusiva para as Américas.

O IICA é um organismo internacional, fundado em 1942 e tem como autoridade máxima a Junta Interamericana de Agricultura (JIA), fórum dos ministros do setor. Vinculado à Organização dos Estados Americanos, atua em todos os países de forma muita próxima aos governos e é especializado em agricultura e bem-estar. O Instituto propõe um modelo de agricultura que propicie renda aos países e pessoas, que seja fonte confiável para a segurança alimentar e um alicerce das ações de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

O coordenador do Lapis, professor Humberto Barbosa, informa que o Laboratório da Ufal e o Instituto Interamericano fazem parte do programa de cooperação regional entre a União Europeia e a América Latina, criado pelo JRC como parte do projeto Euroclima (programa de cooperação regional entre a União Europeia América Latina, focado na mudança climática). Destaca que as pesquisas realizadas pelo Lapis proporcionam o fornecimento de dados, a informação e as ferramentas necessárias para uma análise aprofundada do fenômeno da seca e da preocupante situação da degradação da terra e da desertificação no Brasil. “Essa primeira visita oportunizou aos representantes do IICA o conhecimento de dados e produtos que possibilitem a investigação da situação da seca relacionada aos atuais e futuros cenários”, frisou.

Sobre a contribuição científica que o Instituto IICA pode proporcionar ao Lapis nas atividades voltadas à graduação e pós-graduação, o integrante da equipe da Ufal Leandro Macedo reforça que a futura parceria possibilitará a integração de estratégias de mitigação e adaptação às alterações climáticas nas políticas públicas e planos de desenvolvimento no Brasil. Considera a vinda dos representantes do Instituto Interamericano o pontapé inicial para a definição de futuros planos e projetos de ação com ambas as instituições citadas anteriormente. Informações sobre o trabalho desenvolvido pelo site.

O rotineiro trabalho de desenvolvimento de estudos científicos, tem proporcionado ao Lapis firmar parcerias nacionais e internacionais pelo competente atendimento à demandas específicas. Para o atendimento a problemas caracterizados como desastres naturais, a exemplo da seca/desertificação, tem parceria com o Instituto Nacional do Semiárido (INSA), onde se pode conhecer os estudos científicos em andamento.

Lapis da Ufal

Unidade de investigação e desenvolvimento integrada no Instituto de Ciências Atmosféricas (ICAT) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O LAPIS realiza atividades de pesquisa, assistência tecnológica e treinamento de recursos humanos para a recepção, processamento, interpretação e integração de imagens dos satélites da série METEOSAT. Para atender a essa demanda, em 2007 a Ufal instalou e operacionalizou a terceira estação de recepção de imagens do satélite METEOSAT Segunda Geração (MSG) do Brasil. Como atividades de pesquisa e transferência de conhecimento, a equipe do Laboratório elabora aplicativos para tratamento de imagens, disponibiliza produtos meteorológicos e ambientais derivados do MSG para setores operacionais e oferece treinamento na área.