Ufal Solidária: alunos e servidores podem participar da campanha do agasalho

Objetivo é arrecadar agasalhos, lençóis e roupas para moradores da Vila Emater em Maceió

21/07/2016 13h37 - Atualizado em 01/09/2016 às 14h54
Campanha é realizada pelo projeto Dedicar e apoiada pela Ufal

Redação Ascom

Fazer algo a mais pelo próximo. Esta é a missão do projeto Dedicar, grupo que arrecada alimentos, roupas e artigos de higiene pessoal para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O grupo, que existe a um ano, foi criado com a finalidade de acompanhar as famílias que já vinham sendo atendidas por outra iniciativa, só que desta vez, a relação estabelecida com os ajudados seria mais duradoura.

“Somos um grupo de amigos que participavam de um outro projeto social, mas sentimos falta de acompanhar as famílias e lares por onde passávamos. Então resolvemos criar o nosso, com o objetivo de toda semana retornarmos ao local onde fomos para fazer esse acompanhamento até sentirmos uma verdadeira diferença na vida das pessoas que estamos ajudando”, disse uma das fundadoras do projeto Dedicar, Gabriela Araújo.

Pensando na importância do trabalho realizado pelo Dedicar, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), resolveu fazer parte dessa mobilização e servir de ponto de arrecadação para roupas e agasalhos que serão destinados aos moradores da Vila Emater, no bairro de Jacarecica, onde funcionou o antigo lixão da capital.

O ponto de arrecadação será a Assessoria de Comunicação, situada no prédio da Reitoria, no Campus A.C. Simões, em Maceió. Doações podem ser trazidas das 8h às 19h até 31 de agosto.

Ações do grupo

Atualmente o Dedicar trabalha no acompanhamento e doação de cestas básicas às famílias da Vila Emater. Paralelo a isso, faz a arrecadação de agasalhos no período de inverno (de maio a agosto) e, uma vez a cada dois meses, realiza o Dia Doce, com venda de água, doces e salgados para angariar fundos que mantêm o projeto. Quem quiser participar, basta ser presente, ter iniciativa e muito amor ao próximo.

Ufal Solidária

Não é a primeira vez que a Ufal se mobiliza em questões sociais. Em 2014, por iniciativa da Assessoria de Comunicação, houve o Natal Solidário, que beneficiou mais de 130 idosos que vivem em abrigos em Maceió. Outras iniciativas de alunos e servidores são sempre abraçadas pela Universidade, que acredita na importância das ações sociais como forma de transformação da realidade das pessoas.

Outros exemplos são o grupo de caronas; as arrecadações de brinquedoslivros; e de donativos para vítimas das enchentes em 2010; as doações de sangue organizadas pelos alunos veteranos do curso de Medicina, como parte do trote Calouro Sangue Bom entre outras.

Seguindo esse exemplo, no próximo dia 27 os estudantes do curso de Odontologia também vão se reunir para doar sangue. Eles lançaram a campanha Dentista Sangue Bom e convidam a todos para esse gesto das 8h às 16h na Faculdade de odontologia da Ufal (Foufal).

De acordo com a relações públicas, Janaina Alves, as ações solidárias devem ser motivadas pela Instituição no sentido de gerar, em seus alunos e servidores, um engajamento social. “Se pararmos para observar, somos muitos e juntos podemos contribuir para uma mudança, ainda que mínima, na vida das pessoas. Na verdade, a transformação acontece também em quem doa, e é essa reciprocidade que deve nos mover”, destacou.