Ufal sedia 5ª Semana Internacional de Pedagogia

Inscrições com descontos podem ser feitas até esta sexta-feira

29/09/2016 10h00 - Atualizado em 29/09/2016 às 09h59
Evento tem parceria com a Universidade do Porto

Manuella Soares - jornalista

A Universidade Federal de Alagoas vai sediar a 5ª Semana Internacional de Pedagogia (5ª SIP), promovida pelo Centro de Educação (Cedu) e pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE), entre os dias 5 a 9 de dezembro. O prazo para inscrições com desconto termina nesta sexta-feira (30) e podem ser feitas aqui. Os valores variam de R$ 35 a R$ 180;

A programação conta ainda com outros dois eventos integrados: o 3º Encontro Luso-brasileiro sobre Trabalho Docente e Formação (3º ELBTDF) e o 1º Seminário de Alfabetização, Leitura e Cognição de Alagoas. O tema central é Políticas e práticas educativas em tempos de crise.

Até o último dia de agosto serão aceitas inscrições para estudantes de graduação por R$ 25, R$ 110 para estudante de pós-graduação e professores da Educação Básica, e R$ 150 para os professores do Ensino Superior.

“O evento tem por objetivo consolidar pontes luso-brasileiras de articulação entre programas de pós-graduação, graduação e educação básica, difundindo e socializando experiências e pesquisas científicas”, destacou o professor Eraldo Ferraz, representante da coordenação geral da 5ª SIP.

Conferências, palestras, mesas-redondas, minicurso, oficinas e apresentações de trabalhos científicos fazem parte da programação do evento que será realizado no Campus A.C. Simões, em Maceió. A conferência de abertura, no dia 5 de dezembro, será proferida pelas professoras Amélia Lopes, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Portugal; e Jane Paiva, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Confira outros nomes e temas:

Conferência 1:

Formação docente e subjetividade na perspectiva sócio histórica

Professora Wanda Junqueira (PUC)

Conferência 2:

Alfabetização e leitura na escola: perspectivas inovadoras

Professora Inez Matoso (Ufal)

Conferência 3:

Formação docente, currículo, práticas culturais e cotidiano

Professora Inês Barbosa de Oliveira (Uerj)

Conferência 4:

Leitura na perspectiva neuropsicolinguística