Ufal é parceira na 70ª Reunião Anual da SBPC que será realizada em Maceió

Maior evento de divulgação científica da América Latina será em 2018

05/07/2016 09h50 - Atualizado em 07/07/2016 às 12h02
Professor Leonardo Viana em reunião sobre evento da SBPC

Naísia Xavier – jornalista (Ascom/Fapeal)

O Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) aprovou a cidade de Maceió como sede de sua 70ª Reunião Anual, a ser realizada em 2018, ainda sem tema definido.  A proposta foi articulada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas e com o apoio do Governo do Estado e do Maceió Conventions e Visitors Bureau.

Na reunião, o professor Fábio Guedes, diretor-presidente da Fapeal e Leonardo Viana, assessor da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Ufal, apresentaram dados sobre a capacidade de Maceió em receber eventos, além da pertinência científica e educacional da Reunião Anual da SBPC acontecer pela primeira vez em Alagoas.

O professor Fábio Guedes destacou que, há 14 anos, havia cinco doutores a cada 100 mil habitantes em Alagoas; hoje, são 41. Além disso, o Estado conta com 38 cursos de pós-graduação, 16 doutorados, 37 mestrados, 1.600 mestrandos e 550 doutorandos matriculados.

A franca expansão de uma nova Alagoas na área de Ciência, Tecnologia e Inovação reflete-se em infraestrutura, formação de recursos humanos e crescimento da ocorrência de eventos similares e atenção específica à produção de conhecimento voltado aos problemas locais.

Os dados foram considerados impressionantes pela presidente da SBPC, Helena Nader, comentando que informações assim mostram que a pós-graduação faz sentido no país. Ela ainda se disse “muito feliz com a receptividade do Conselho” da SBPC em relação à proposta alagoana.

O professor Leonardo Viana, do Instituto de Computação da Ufal, assegurou ao Conselho da SBPC que a comunidade científica percebe um clima político favorável para as ações de Ciência, Tecnologia e Inovação em Alagoas. “A Fapeal tem sido tratada não como uma entidade do governo, mas como política de estado. Ações como o Programa de Desenvolvimento Regional (PDCR) são perenes. Até nesta época conturbada, a agente continua tendo o suporte do Governo do Estado com financiamento à pesquisa”, alegou.

CT&I e Turismo

Todo ano, o evento da SBPC atrai milhares de pessoas do Brasil inteiro, interessadas em discutir o papel da ciência, tecnologia e inovação no processo educativo e no desenvolvimento do país. Neste ano, a 68ª edição está acontecendo em Porto Seguro, Bahia, com programação oficial até o próximo sábado (9). São esperadas mais de 10 mil pessoas, entre visitantes e os mais de cinco mil participantes formalmente inscritos para as atividades científicas, estes, representando o equivalente a 10% dos municípios brasileiros.

“Devemos superar este público”, comenta Fábio Guedes. Os números se multiplicam por meio dos visitantes, que são atraídos pela exposições de tecnologia, inovação e cultura. A programação é sempre vasta, interativa e inclusiva, assimilando aspectos da região do país em que o evento estiver sendo realizado.