Quarteto de saxofone da ETA fará concerto em festival na Paraíba

Grupo Tecsax está na programação do 7º Festival Internacional de Música de Campina Grande

11/07/2016 09h05 - Atualizado em 13/07/2016 às 09h07
Quarteto de sax da ETA

Simoneide Araújo – jornalista colaboradora

Na próxima quarta-feira (13), o Grupo Tecsax, quarteto de saxofone da Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas, vai se apresentar no 7º Festival Internacional de Música de Campina Grande. O concerto será às 16h, no palco principal do Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande-PB. A participação do Tecsax na programação artística do evento é resultado de seleção em edital público para jovens talentos, da qual participaram 25 grupos de todo o Brasil.

No concerto será apresentado um programa de música de câmara, tanto com transcrições de quartetos de cordas, como no caso do Quarteto de Cordas em Fá menor, do compositor austríaco Joseph Haydn, quanto com arranjos de música sinfônica, como as Bachianas Brasileiras Nº 5, do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.

No repertório também haverá a música escrita originalmente para quarteto de saxofone. É o casso do Andante et Scherzo, do francês Eugène Bozza; da Suite Hellénique e da Pequeña Czarda, do compositor espanhol Pedro Iturralde. Além da música popular brasileira, por meio do alagoano Hermeto Pascoal, conterrâneo dos integrantes do quarteto.

De acordo com o professor da ETA, Kleber Marques, o concerto proposto traz a possibilidade de apresentar ao público uma produção artística bem singular. “Ao mesmo tempo que o saxofone é um instrumento super popular, sobretudo nas bandas de música do interior do Nordeste e na música popular brasileira, a escola clássica de saxofone quase não é conhecida nesses contextos”, anunciou.

Conheça o grupo

Formado em 2014, o Tecsax é resultado de um projeto de extensão, coordenado pelo professor Kleber Marques. O grupo é composto por alunos e ex-alunos do curso técnico de Música da ETA, com habilitação em Saxofone: Manoel Camilo dos Santos Filho [saxofone barítono], José Cláudio de Gouveia Filho [saxofone tenor], Edilson Alves da Silva Júnior [saxofone alto] e pelo professor Kleber [saxofone soprano].

A proposta do quarteto é pesquisar, tocar e divulgar o repertório de música de câmara escrito especificamente para essa formação instrumental, bem como transcrições, arranjos e adaptações de música brasileira. “Também buscamos proporcionar aos alunos oportunidade de aperfeiçoamento técnico e musical para suas futuras atuações profissionais. Dessa maneira, os concertos do Tecsax são uma amostra da produção artística do curso técnico de saxofone da ETA e contemplam a comunidade externa com apresentações artísticas, de cunho pedagógico, de forma gratuita”, destacou Kleber.

Segundo o professor, desde sua criação o Tecsax se apresenta em diversas ocasiões, tanto dentro da Ufal, quanto em outros espaços. Dos concertos mais relevantes destacam-se a participação na Semana da Música da Universidade [2014]; no centenário da Sociedade Musical Carlos Gomes de Marechal Deodoro–AL [2015]; e no Programa Música em Pauta do Sesc-AL [2015]. Nesse mesmo ano, o grupo também foi selecionado no edital Sesc das Artes, em Maceió-AL.