Projeto Reitoria nas Unidades discute melhorias para a Faculdade de Direito

Relatório aponta principais necessidades da unidade acadêmica

12/07/2016 15h17 - Atualizado em 14/07/2016 às 11h30
Reitora Valéria Correia durante Reitoria nas Unidades na Faculdade de Direito (Fotos: Thiago Prado)

Diana Monteiro - jornalista

Iniciativas que proporcionem maior dinamismo para as ações visando o fortalecimento do curso de Direito foram reivindicadas à reitora Valéria Correia durante visita na manhã desta terça-feira (12), na unidade acadêmica, marcando o início do projeto denominado Reitoria nas Unidades. A falta de estrutura, que passa por adequação de espaços físicos e segurança para a rotina das atividades de graduação e pós-graduação, estão nas necessidades mais urgentes apontadas pelo diretor José de Barros durante a reunião.

A comunidade acadêmica do curso também apontou a necessidade de crescimento do corpo docente, que chega a comprometer a eficiência da atividade ensino, assim como a assiduidade normal das aulas para algumas disciplinas, situações tidas como prejudiciais à formação dos alunos. Há uma preocupação da direção da unidade e corpo docente quanto à próxima avaliação do mestrado para que atinja uma nota maior. Bastante concorrida, a pós-graduação em três avaliações consecutivas recebeu nota 3, e segundo representantes da FDA, para que alcance índices maiores é fundamental dotar de mais estrutura o funcionamento do curso.

Acompanhada do vice-reitor José Vieira, dos pró-reitores e representantes de segmentos administrativos, Valéria Correia destacou o empenho da atual gestão, diante de vários desafios, como o corte de recursos, para o transcorrer normal das atividades na Universidade Federal de Alagoas. “Estamos trabalhando na definição e execução de políticas como segurança e transporte e na nossa gestão a prioridade é a manutenção da Ufal com qualidade”, frisou a reitora, ao ouvir atentamente as reivindicações apresentadas por alunos e professores do curso.

A formação com qualidade, que inclui a boa avaliação dos cursos pelo Ministério da Educação (MEC), também foi reforçada pela representante da Pró-reitoria de Graduação Suzana Barrios. Na Ufal são 14 cursos que estão com avaliação comprometedora e segunda Suzana a instituição, por meio dos setores específicos, vem se empenhando para a mudança de realidade. “Estamos revendo e repensando os projetos para o fortalecimento dos cursos, e já há uma decisão de não se ofertar nenhum curso novo se não houver o mínimo de estrutura para o seu funcionamento”, enfatizou

Durante a reunião, o pró-reitor de gestão institucional Flávio Domingos fez uma explanação sobre o fluxo da execução orçamentária da Ufal mostrando aos presentes os cortes relacionados a custeio e capital. Aproveitou para informar sobre distribuição de recursos para as unidades acadêmicas e disse na oportunidade que o pagamento de bolsas vem sendo prioridade.

Projeto

A proposta do Reitoria nas Unidades objetiva aproximar a gestão da comunidade acadêmica da Ufal. O projeto transcorrerá durante esse semestre letivo contemplando todas as unidades de ensino com participação das pró-reitorias e setores específicos, como Biblioteca Central (BC), Chefia de Gabinete e Superintendência de infraestrutura (Sinfra). "É a oportunidade da gestão se aproximar do corpo de servidores e estudantes da Ufal, explicando a situação administrativa e financeira da Instituição, ouvindo e construindo soluções, em meio às dificuldades enfrentadas", enfatiza a reitora Valéria Correia.