Professor de Sorbonne é convidado para conferência de Geomorfologia

07/07/2016 10h13 - Atualizado em 08/07/2016 às 14h54
Professo Jean-Pierre Peulvast, da Université Paris IV

Redação Ascom

O Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Alagoas promove, no dia 14, a conferência intitulada Geomorfologia do Nordeste Brasileiro: um olhar novo, no auditório Centro de Interesse Comunitário (CIC), a partir das 15h. A palestra será proferida pelo professor emérito Jean-Pierre Peulvast, da Université Paris IV, Sorbonne - França.

Durante dez anos, Jean-Pierre foi professor visitante no programa de pós-graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo importante colaboração na formação e orientação de dissertações e teses na área de Geomorfologia. Em 2015 lançou um livro que trata sobre a geomorfologia do nordeste brasileiro.

Referência em pesquisas nos campos da geomorfologia estrutural, da megageomorfologia e da evolução das formas de relevo em longo prazo o professor Jean-Pierre participou ativamente de programas nacionais e internacionais de estudos da Nasa voltados à superfície do planeta Marte, com realização de mapeamento, definição de sítios de aterrissagem, dentre outros estudos.

A atuação diversificada do pesquisador possibilitou a realização de trabalhos sobre os vários continentes, principalmente, com diferentes olhares a partir de estudos sobre a formação do relevo das margens continentais passivas no entorno do oceano Atlântico, como: Scandinâvia, Groenlândia, Canadá, Brasil e Argentina. Suas atividades científicas também contemplam pesquisas sobre a geomorfologia de várias regiões da França, da Europa Mediterrânea, da Ásia Central e da África.

Em sua vasta produção científica é autor de 220 publicações e comunicações, entre as principais é autor do livro de Geomorfologia Estrutural, editado em dois volumes, em 2001 e 2002. As atividades científicas de Jean-Pierre incluem também a participação em programas de Geoarqueologia realizados na Grécia, no Egito e no Sudão, além de pesquisas mais recentes sobre os riscos naturais na França e no nordeste brasileiro. A conferência de Jean-Pierre Peulvast é aberta à comunidade.

Cursos

O Programa de Pós-graduação do Instituto de Geografia Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) da Ufal oferta dois cursos de especialização (Ensino de Geografia e Análise Ambiental) e o Mestrado em Geografia, com área de concentração em Organização do Espaço Geográfico que dispõe de duas linhas de pesquisas: Dinâmica socioambiental e geoprocessamento e, Organização socioespacial e dinâmicas territoriais. O mestrado está em funcionamento desde 2014 e iniciou este ano a terceira turma.