Produção de trabalhos integra 2ª Mostra de Mestrado Profissional

Mestrado congrega profissionais das diversas áreas da saúde

08/07/2016 14h16 - Atualizado em 11/07/2016 às 09h08
Coordenadora do Mestrado Profissional, Maria de Lourdes Fonseca

Coordenadora do Mestrado Profissional, Maria de Lourdes Fonseca

Diana Monteiro - jornalista

Para socializar a produção do conhecimento de ensino na área de saúde, assim como proporcionar a integração entre os egressos do mestrado profissional e os professores, a Faculdade de Medicina Da Ufal criou a Mostra de Mestrado Profissional, que está na segunda edição, realizada nesta sexta-feira (8). A atividade com programação até o período da tarde, no Centro de Interesse Comunitário (CIC), Campus A.C. Simões conta com palestras, comunicações orais e exposição de trabalhos enfocando variados temas da área. 

Um vídeo sobre o Programa Sorriso de Plantão marcou a abertura do evento, seguida da palestra da professora Rosana Vilela que destacou as demandas, conquistas e desafios do curso implantado pela Ufal em consonância com princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), como o que trata sobre a integração do cuidado. Ressaltou também, a criação de estratégias para a qualificação dos profissionais docentes.

Ao despontar na região Nordeste como um dos três estados a ofertar um mestrado profissional voltado ao ensino na saúde, Alagoas é destacada em relevante iniciativa pela Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Alagoas, que implantou em 2010 o curso na área. O mestrado, que tem atraído profissionais também de outros estados nordestinos, a exemplo de Pernambuco e Bahia, já formou três turmas e 60 alunos estão com o curso em andamento.

Reforçando a importância do curso, que proporciona a participação de todos os profissionais da área de saúde com atividades docentes, a professora Rosana enfatizou a indagação: “Por que um mestrado profissional para dar conta dessa necessidade?” E ela mesma respondeu: “Porque oportuniza maior aproximação entre a produção na academia e as nossas necessidades com respostas mais ágeis à implantação de políticas públicas”, disse. Vilela acrescentou que no Nordeste, além de Alagoas, só é ofertado no Ceará e no Rio Grande do Norte, mas está presente em todas as regiões do país. Professora da Famed, de onde foi diretora, Rosana Vilela concluiu recentemente um pós-doutorado onde o objeto de estudo tratou sobre mestrado profissionalizante e ensino da saúde no Brasil. 

Integraram também a mesa de abertura: Márcia Lamenha, vice-diretora da Famed; Marcos Mesquita, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep); o mestrando João Tenório Neto; e Maria de Lourdes Fonseca Vieira, coordenadora do mestrado.

Qualificação profissional

O Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES) da Universidade Federal de Alagoas oferta anualmente 20 vagas e, segundo Maria de Lourdes Fonseca, veio atender uma demanda do Estado para qualificação de preceptores e egressos. A pós-graduação é aberta para qualquer instituição que trabalhe na preceptoria de alunos e conta com participantes, além de outros estados, oriundos de instituições de ensino superior da capital e do interior de Alagoas. As aulas ocorrem quinzenalmente, às quintas e sextas-feiras na Faculdade de Medicina (Famed).  

Sobre a dinâmica da pós-graduação, Maria de Lourdes acrescenta que durante o curso o aluno desenvolve pesquisa de sua prática docente seguida de um produto de intervenção que transforme a prática de ensino. “A Mostra se constitui num espaço onde os mestres expõem seus produtos oralmente e os mestrandos participam com banners do trabalho em desenvolvimento”, frisou a coordenadora.