Pró-reitorias apontam interação com a sociedade o ponto alto da Semana de Acolhimento

Doação de sangue integrou a programação e Hemocentro de Alagoas (Hemoal) comemora resultado

01/07/2016 14h15 - Atualizado em 04/07/2016 às 13h33
Vice-reitor José Vieira proferiu a Aula Magna

Diana Monteiro - jornalista

Pensar e efetivar a Semana de Acolhimento com ações envolvendo a comunidade acadêmica conectadas com a sociedade, pautou a variada programação coordenada pelas Pró - reitorias de  Graduação (Prograd),  Estudantil (Proest) e de Extensão (Proex),  para receber os novos e veteranos alunos  que iniciaram o primeiro semestre letivo na Universidade Federal de Alagoas no dia 20 de junho.

Ufal Acolhimento, Ufal em Debate e Ufal em Movimento foram os temas definidos para as atividades de recepção aos alunos transcorridas de forma descentralizadas e em parceria com as unidades acadêmicas. A programação proporcionou à comunidade interna e externa debates; ações de cuidados à saúde; calourada verde (com o plantio de árvores frutíferas e arbóreas) e quintais orgânicos,  com o plantio de plantas medicinais. A realização de palestras voltadas ao ensino, pesquisa e extensão, meio ambiente, apresentações artísticos- culturais, dentre outras  atividades, também fizeram parte da 1ª Semana de Acolhimento promovida pela a atual gestão.

A positividade de o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) inserir-se na programação de recepção aos alunos na atividade Junho Vermelho, para doação de sangue e cadastro de medula, foi destacada pela coordenadora Maria das Graças Martins Padilha que comemorou o resultado alcançado:  “Considero vitoriosa a campanha pela grande procura registrada durante os dois dias na unidade móvel instalada no Campus A. C. Simões.

Graças acrescentou que das 139 pessoas que se interessaram em fazer doação de sangue, 87 se encontram aptas. “A campanha de sensibilização durante a calourada atingiu o objetivo”, reforçou e adiantou que no dia 27 de julho a unidade do Hemoal estará na Faculdade e de Odontologia (Foufal), dando continuidade ao trabalho.

Ação Piloto

A pró-reitora de graduação Sandra Regina da Paz enfatizou que a ação inovadora surtiu o efeito esperado ao fazer a interação da universidade com a comunidade externa: “Essa primeira experiência e os focos dados a ação piloto de acolhimento aos alunos envolvendo diretamente representantes de segmentos sociais e culturais de Alagoas, são bastante significativos para a atual gestão da Ufal”, diz. Aproveita para também destacar a dedicação e interação da equipe e parcerias:  “O trabalho coletivo empreendido driblou o contexto de crise criando estratégias para viabilizar e concretizar momento tão importante em nossa instituição”, frisou Sandra.  Ela enfatiza que o acolhimento passa a ser um projeto de rotina na instituição a se realizar a cada início de semestre letivo.

Engajamento

A coordenadora de extensão Betânia Brito reforça o engajamento das pró-reitorias e parcerias para proporcionar o que a Universidade Federal de Alagoas dispõe: não só nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, mas também fazer da oportunidade mais um momento para mostrar o sentido de existência da Ufal, que é servir à sociedade. “A Universidade tem um papel muito amplo na sociedade e a Pró-reitoria de Extensão (Proex) pela relação intrínseca com a sociedade, constitui-se  como um canal de diálogo por meio de seus projetos de extensão”, diz.

Betânia acrescentou que os temas definidos para a Semana de Acolhimento com variados debates e atividades, oportunizaram a Ufal a mostrar o que tem, tanto para a comunidade interna como para a externa. Declara ser importante capilarizar o caminho da sociedade em direção à universidade, assim como ampliar a inserção dos que estão adentrando à instituição.  Ela faz um destaque sobre a participação de grupos da cultura popular: “O Baque Alagoano, que pela primeira se apresentou na universidade e o Boi Águia da comunidade do Vergel do Lago, cujos integrantes disseram ter conhecido a Ufal a partir da inserção na programação da semana, demonstram que estamos vivendo de fato um novo momento na Ufal”, frisou.

A Pró-reitora Estudantil Analice Dantas destaca a ação articulada e ampliada para os segmentos sociais alagoanos na primeira edição da Semana de Acolhimento da atual gestão da Ufal. “A ação articulada pelas pró - reitorias acadêmicas e seus representantes com participação de outros setores da instituição e também da Pró - reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep),  possibilitou a positividade da atividade e reforçou princípios de construção de uma universidade socialmente referenciada em nosso Estado”, afirmou Analice.