Pinacoteca abre salões para os 30 anos de carreira de Marta Arruda

Exposição marca início das comemorações da artista plástica que trabalha com esculturas e painéis de aço

18/07/2016 15h33 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Marta Arruda abre exposição no próximo dia 21

Simoneide Araújo – jornalista colaboradora

Mais uma artista vai entrar em cartaz na temporada de exposições 2016 da Pinacoteca Universitária. Os salões vão dar espaço aos 30 anos de arte de Marta Arruda, que trabalha com painéis de aço e esculturas. A abertura será no próximo 21 de julho, às 20h. É a segunda vez que a artista expõe na Pinacoteca; a primeira foi em 1988.

Em Marta Arruda – 30 anos de arte, a artista plástica vai iniciar o período de comemoração das três décadas da sua trajetória profissional. A curadoria é de Kelcy Ferreira, que preparou a exposição de forma a apresentar uma linha do tempo, contendo, inclusive, um mini documentário com a trajetória da artista. Durante o período que estiver em cartaz, Marta também realizará oficina de modelagem como proposta educativa.

Na exposição, ela vai apresentar obras importantes de seu acervo e um “ateliê vivo”, onde será recriado seu espaço de trabalho, com equipamentos e materiais próprios. “Dediquei a essa exposição todo o meu amor e a minha vontade de mostrar ao público um pouco mais de mim e da minha obra”, disse.

A trajetória da artista teve início em 1985 e quebrou tabus ao entrar no ambiente antes só ocupado por homens: foi a primeira mulher a trabalhar com soldagem em Alagoas. Em suas primeiras peças, Marta exercitava a criatividade com restos de metais e, ao longo dos últimos 30 anos, seu trabalho com esculturas e painéis compõe paisagens urbanas de Maceió, de vários municípios alagoanos e de outros estados.

Além de ocupar a Pinacoteca por duas vezes, Marta Arruda já passou por diversos salões de exposição em Alagoas e no Brasil, individual e coletivamente, como no Sesc (2003) e na 3ª Bienal Nacional de Santos (1991). Colecionou prêmios como o Prêmio Banco Mundial de Cidadania (2005), do Banco Mundial, consolidando sua extensa produção e sua atuação como artista plástica.

O quê: Exposição Marta Arruda - 30 anos de arte
Local: Pinacoteca da Universidade Federal de Alagoas – Espaço Cultural, Praça Visconde de Sinimbu, 206, 1º piso.
Abertura: 21 de Julho, às 20h
Período de Visitação: 22 de Julho a 9 de setembro (segunda a sexta, das 8h30 às 18h)
Entrada Gratuita.