Neab realiza atividades internas para melhorias estruturais e administrativas

Atendimento ao público retorna no dia 18 de julho

04/07/2016 12h40 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05

Redação Ascom

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Ufal (Neab) está com atendimento ao público suspenso até o próximo dia 15 de julho. Nesse período, os servidores membros do Núcleo farão atividades internas para organização estrutural e administrativa.

De acordo com a diretora do Neab, Lígia dos Santos Ferreira, o trabalho está sendo desenvolvido das 8h às 17h, desde o último dia 1º de julho. O Núcleo retoma as atividades externas, normalmente, no dia 18, a partir das 8h.

Sobre o Neab

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Ufal (Neab) foi criado em 1981 para realizar estudos com o objetivo da implantação do Memorial Zumbi na Serra da Barriga. O surgimento do Núcleo ocorreu num momento que era efervescente as reivindicações dos movimentos negros no Brasil em busca de espaço na academia para produzir e difundir conhecimentos sobre a realidade do negro no país, na ótica dos próprios negros. Teve como primeiro diretor o professor Décio Freitas, um dos pioneiros dos novos estudos sobre a história do negro no Brasil. Também foi dirigido pelos professores Zezito Araújo e Moisés Santana.

Na área de pesquisa e ações comunitárias, para a execução de programas e projetos, engloba professores e estagiários dos vários departamentos da Ufal, desenvolvendo as seguintes atividades: estudos e pesquisa sobre a temática negra; ação comunitária de afirmação da identidade negra; ações afirmativas em prol das populações afrodescendentes; estudos das civilizações africanas; disponibilidade de acervo bibliográfico e documental sobre a temática; e capacitação de professores abordando a Lei 10.639/03. A lei foi criada em 20 de dezembro de 1996 e estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afrobrasileira, e dá outras providências.