Maestro Gustavo Lima e Corufal prestam última homenagem a Jandira Moraes

Orações e músicas para ela que sempre levou alegria e descontração ao grupo

14/07/2016 14h21 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Corufal partcipa de velório e presta última homenagem à contralto Jandira Moraes

Corufal partcipa de velório e presta última homenagem à contralto Jandira Moraes

Simoneide Araújo – jornalista colaboradora

O Coro da Universidade Federal de Alagoas (Corufal) perdeu uma de suas integrantes, na noite da última terça-feira (12), Jandira Moraes de Carvalho, vítima de atropelamento. Durante o sepultamento, ocorrido ontem (13), o maestro Gustavo Campos Lima e o grupo fizeram a última homenagem à amiga e companheira dos últimos 16 anos, cantando Ave Maria, de Jacob Arcadelt, e Cantate Domino, de Handel.

A celebração exequial (recomendação do corpo) foi feita pelo padre Érico Falcão, que musicou os salmos e as orações durante a cerimônia e foi acompanhando pelo Corufal. “Minha mensagem de agradecimento à Jandira, uma pessoa muito disponível à agenda do coro, tanto nas apresentações quando nos ensaios. Com ela tínhamos um ambiente descontraído e com muito bom humor”, disse Gustavo Lima.

Aos 82 anos de idade, Jandira Moraes foi atropelada por dois motociclistas ao atravessar uma rua, na tarde da última terça-feira, quando estava indo para o Espaço Cultural, fazer uma das coisas que mais gostava, participar do ensaio do Corufal. Ela integrava o naipe das contraltos desde 2000, quando foi indicada pelo maestro Benedito Fonseca.

Sempre muito exigente, Jandira tinha uma maneira carinhosa de cobrar mais compromisso dos companheiros, sem magoar ninguém. “Ela trazia muito equilíbrio para o Corufal e lutava pelos interesses do grupo. Agradeço, em particular, por todo seu esforço e sua dedicação ao canto coral de Alagoas”, reforçou o regente.

Em seu perfil no Facebook, Lilly Costa também prestou homenagem à amiga: “Quanta tristeza em meu coração! Como é dolorido perder pessoas tão próximas a mim, pessoas alegres, de bem com a vida e sempre transcendendo otimismo e muita paz, como minha amiga Jandira Moraes. Companheira de tantos anos, através da música, pelo nosso querido Corufal. Uma contralto não mais com tanto vigor na voz, pelo passar dos anos, mas sempre presente, assídua, defensora do nosso coro e apaixonada pelo trabalho do maestro Gustavo Lima”

Antes de integrar o Corufal, Jandira Moraes fez parte dos coros Embracanto, Massaió e Menestrel das Alagoas. Nos últimos anos, ela também cantava no coro da Igreja de São Benedito.

Nota de pesar

A Coordenação de Assuntos Culturais (CAC) da Pró-reitoria de Extensão da Ufal, a qual o Corufal está vinculado institucionalmente, também manifesta seu pesar e sua solidariedade à família e aos amigos de Jandira Moraes, falecida na última terça-feira, vítima da violência no trânsito de Maceió.