HU realiza Dia D de Combate à Hepatite nesta quinta-feira

Orientações sobre DST’s são passadas para usuários do HU e comunidade acadêmica

28/07/2016 09h32 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Servidores, unuários e a comunicade acadêmica do HU recebem orientações

Ascom Ufal com informações da Secom Maceió

O Hospital Universitário promove durante toda a manhã desta quinta-feira (28) o Dia D de Combate à Hepatite. A campanha Julho Amarelo é realizada em parceria com profissionais da residência multiprofissional do Hospital Dia e Ambulatório de Hepatologia do HU, além da Secretaria de Saúde do Município.

A ação educativa conta com orientações aos usuários, servidores, estudantes e a comunidade em geral. Distribuição de preservativos e folhetos informativos sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) fazem parte da ação do Dia D.

Na última segunda-feira (25) também houve um dia de intensificação da campanha com testes rápidos para hepatites B e C.

Julho Amarelo

A campanha de 2016, que traz o tema Conhecer a hepatite, agir agora, tem o objetivo de ampliar as informações sobre a infecção junto à população, estimulando a testagem e a procura por tratamento adequado em casos positivos.

Em Maceió, 51 unidades de saúde realizam o teste rápido, que em casos positivos são encaminhados pelos profissionais para as referências em tratamento pelo SUS que são o Hospital Universitário, Bloco 1 do Pam Salgadinho e Hospital Escola Helvio Auto.

Infecção

As hepatites B, C e D são transmitidas pelo contato com fluidos corporais infectados, como transfusão de sangue, relação sexual desprotegida ou compartilhamento de material perfuro-cortante contaminado, como agulhas de tatuagem ou alicates em salões de beleza. Já as hepatites A e E ocorrem por ingestão de água ou de alimentos contaminados.

Tratamento

O tratamento da hepatite B é sintomático (febres ou dores), não exigindo cuidados especiais, já com a hepatite C é necessário mais atenção, pois o tratamento é feito com antivirais disponibilizados pelo Ministério da Saúde. Nem todos os pacientes com hepatite precisam de tratamento com medicamentos, após o diagnóstico e verificação do grau de comprometimento do fígado é que se verifica essa necessidade. O acompanhamento e duração do tratamento podem durar de 12 a 24 semanas, dependendo do paciente.