Gestão lança Grupo de Trabalho para estruturar Biotério Central

A participação urgente em Editais é uma das estratégias para captar recursos

19/07/2016 15h54 - Atualizado em 21/07/2016 às 12h09
Primeira reunião da comissão transcorreu na tarde desta terça-feira (19). (Foto: Thiago Prado)

Diana Monteiro - jornalista

Foi lançado na manhã da última segunda-feira (18), na Sala dos Conselhos, o Grupo de Trabalho Biotério Cogerido, em reunião conduzida pelo vice-reitor José Vieira com participação de pesquisadores e representantes da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst), Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) e Superintendência de infraestrutura (Sinfra). O diretor do Biotério Elvan Nascimento, que integra como titular o grupo, colocou na oportunidade a precariedade do setor, que passa por falta adequação do espaço físico e dificuldade de manutenção, como os principais entraves para o dinamismo das ações, que segundo ele, apresentam demandas de curtos e emergenciais prazos.

Elvan destacou a positividade da reunião e a importância da criação do grupo de trabalho e apontou a necessidade também da aproximação dos pesquisadores com a gestão do Biotério: “Há muitas demandas, são poucos os projetos e a falta de recursos também vem dificultando as rotinas de trabalho no setor”, reforçou. A participação em Editais para captação de recursos e a formação de uma comissão provisória envolvendo Propep, Proginst e Biotério para os devidos encaminhamentos a curto, médio e longo prazos, também foram decididos pelo Grupo de Trabalho durante a reunião.

O vice-reitor José Vieira ao falar sobre a importância da criação do GT, enfatizou a necessidade urgente de planejar o funcionamento do Biotério: “Percebeu-se a necessidade de criar uma comissão permanente para avaliar, discutir e propor sugestões a fim de acompanhar as atividades do setor, tendo em vista a sua grande relevância para os estudos científicos na Universidade Federal de Alagoas, envolvendo várias unidades acadêmicas”, enfatizou.

José Vieira adiantou que caberá ao Grupo de Trabalho Biotério Cogerido as seguintes atribuições: avaliar e atualizar o regimento do setor, discutindo as práticas de seu funcionamento; acompanhar as atividades existentes; planejar um novo biotério, repensando qual o biotério que a Ufal precisa; elaborar um projeto de um novo prédio (a longo prazo); e adequação da responsabilidade dos pesquisadores às atividades do biotério, captando recursos para novas pesquisas.

Dificuldades e engajamento

A pesquisadora Luíza Antas Rabelo, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), que utiliza o Biotério em seus estudos científicos, defendeu a definição de uma política par ao setor: “Há tempo que o Biotério funciona sem estrutura, o que compromete os estudos e funcionalidade”, disse. O pró-reitor Flávio Domingos enfatizou a necessidade de o setor se tornar autossustentável e da necessidade do engajamento das unidades e grupos que utilizam o espaço para a captação de recursos.

O resgate de projetos já existentes, assim como a elaboração urgente de projetos para a participação nos próximos dois meses em editais como o da Fundação de Amparo à Pesquisa em Alagoas (Fapeal) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), assim como a formação de uma comissão provisória, foram sugeridos pelo representante da Propep, Leonardo Vieira. A primeira reunião da comissão transcorreu na tarde desta terça-feira (19).

Presente à reunião, a vice-diretora da Faculdade de Nutrição (Fanut) Suzana Lima enfatizou serem enormes os desafios de uma pesquisa experimental e em condições desfavoráveis a situação fica mais comprometedora e parabenizou a iniciativa da gestão para a criação do grupo específico para planejar o Biotério. O mesmo foi reforçado pela diretora do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), Francine de Paula.

A médica veterinária do Biotério, Elisângela Maia destacou a falta de conscientização existente para o entendimento do que o Biotério representa para a pesquisa na Ufal e aproveitou a oportunidade para citar outras dificuldades relacionadas ao setor, como: localização do prédio, a dificuldade do acesso e a insegurança existente no local. Presentes ainda na reunião Paulo Carvalho (Sinfra), Bianca Teixeira (Proginst), Priscila Guimarães (ICBS) e Marcos Eleutério, da Faculdade de Medicina (Famed).

Composição do GT

Conforme Portaria do Gabinete da Reitora, de N° 829, de 25 de maio de 2016, compõem o Grupo de Trabalho Biotério Cogerido os seguintes pesquisadores e representantes da gestão (titulares e suplentes): Elvan Nascimento e Elisângela Maia (Biotério); Karla Patrícia Chaves e Annelise Castanha (Comissão de Ética no Uso de Animais -CEUA); Regina Sales e Êurica Nogueira (Esenfar); Marcos Eleutério e Thiago Sotero (Famed); Fabiana Moura e Juliana Farias (Fanut); Pierre Barnabé e Diogo Ribeiro (Hospital Veterinário); Luíza Antas Rabelo e Priscila Guimarães (ICBS); Ana Catarina Leite e Francis Soares (IQB); Bianca Teixeira e Jarman Aderico (Proginst); Alejandro Frery e Leonardo Viana (Propep); e Paulo Carvalho e Márcio Guedes (Sinfra).