Evento em Portugal promovido pelo Cedu terá exposição sobre infância no Brasil

Atividade integra simpósio internacional em parceria com a Universidade do Minho

13/07/2016 13h22 - Atualizado em 13/07/2016 às 13h23
Foto da exposição

Diana Monteiro - jornalista

O gosto por fotografia impulsionado por um projeto pessoal de fazer registros históricos do interior do estado de São Paulo, levou a pedagoga Ana Paula Cordeiro, mestre e doutora em Educação, agregar a atuação profissional como docente e pesquisadora para mostrar, em exposição, trabalhos específicos. A partir desta quinta-feira (14) ela realizará em Braga, Portugal, a exposição denominada Imagens da Infância: cenas brasileiras, atividade que integra a programação do 2º Seminário Luso-brasileiro de Educação de Infância e Educação Infantil.

O evento é promovido pelo Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e pela Universidade do Minho (Uminho). Ao falar sobre a exposição, Ana Cordeiro afirma que o trabalho é fruto das vivências como professora e pesquisadora na área de Educação Infantil e da Sociologia da Infância. Ela diz que a ideia é apresentar algumas cenas que remetem à infância no Brasil, tais como brincadeiras infantis, brinquedos e seus significados e situações lúdicas.

“O brincar e a brincadeira são o foco principal do trabalho. Também me debruço sobre o brinquedo como objeto cultural, suporte da brincadeira e seus usos pelas crianças”, enfatiza. A pedagoga integra o Departamento de Didática da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Campus de Marília.

A professora destaca também, que a exposição vai ao encontro da proposta do seminário, que é a de discutir e lançar olhares sobre a educação da infância. “Nesse processo educacional, o lúdico é elemento fundamental para a formação humana e procuro apresentar as crianças em situações variadas, todas lúdicas”, diz. Nesse contexto, a exposição de Ana Cordeiro mostra crianças em variadas situações e lugares, jogando, brincando com seus brinquedos, dentro de uma atmosfera de lembranças, de memórias perdidas, de imagens que captam o fugidio, o movimento, o tempo e momentos únicos. “As crianças estão na escola, no parque, em casa. Independentemente da classe social à qual pertençam, estão brincando, as imagens capturam momentos felizes, fugazes e para mim é uma enorme satisfação expor um trabalho que realizo no Seminário Luso-brasileiro”, afirma.

Conhecimento e intercâmbio

O 2º Seminário Luso-brasileiro de Educação de Infância/Educação Infantil transcorrerá até a sexta-feira (15) e visa aprofundar o intercâmbio de profissionais que atuam com temáticas relacionadas à promoção da cidadania e da valorização das culturas da infância, assim como formação de professores e realização de pesquisa nessa área.

A primeira edição do evento, em 2015, foi realizada em Maceió durante a Semana Internacional de Pedagogia da Ufal, com atividades centradas no tema O lugar da criança nas políticas e práticas educacionais. Este ano a temática tem como foco Investigação, formação docente e culturas da infância e foram definidos sete eixos de discussão que atendam às problemáticas atuais acerca das crianças na primeira infância numa perspectiva de educação formal e não formal.