Curso de Filosofia promove palestra com foco sobre Nominalismo

Atividade integra projeto de extensão do curso denominado de Clinamen criado para incentivar debates na área

01/08/2016 08h30 - Atualizado em 29/07/2016 às 09h27

Diana Monteiro - jornalista

Marcada para o dia 3 de agosto a palestra O que motiva o nominalista? Uma crítica à centralidade da Navalha de Ockham na disputa sobre os universais, é promovida pelo curso de Filosofia da Universidade Federal de Alagoas. A atividade tem como proposta propiciar um espaço de integração entre professores e estudantes, onde seja possível travar discussões acerca dos caminhos de suas pesquisas e interesses filosóficos atuais.

A palestra será proferida pelo graduando Luiz Henrique da Silva Santos com início às 18h, no mini auditório do curso de Filosofia, e integra o projeto de extensão Clinamen, que consiste num seminário permanente envolvendo debates para a comunidade acadêmica em geral. Conforme os organizadores, o projeto pretende ser um momento de “desvio”, que em grego significa ‘clinamen’, rompendo com a rotina e propiciando um espaço para que estudantes e professores possam expor suas pesquisas e conceitos, na perspectiva de construção de um ambiente crítico, específico da Filosofia, incentivando a produção de debates qualificados na área.

Sobre a temática da palestra, Luiz Henrique adianta que a disputa ontológica acerca dos universais apresenta duas correntes teóricas principais: “De um lado temos os realistas, que defendem existir as entidades chamadas universais. De outro, os nominalistas que negam tal existência”, diz. Ele complementa que o nominalismo vem colocar-se como uma crítica e como uma saída ao realismo e aos problemas da maquinaria platônica. “O objetivo da palestra é elaborar uma crítica à centralidade do princípio de economia conhecido como Navalha de Ockham na motivação para o nominalismo, trazendo à tona a circularidade irremediável da teoria realista no que diz respeito à noção de exemplificação”, reforça.

O professor acrescentou que a concepção realista será exposta em linhas gerais, seguida de dois problemas com relação à noção de exemplificação. “Posteriormente, será exposta rapidamente a concepção nominalista dita austera. Por fim, serão analisadas possíveis motivações para o nominalismo, distinguindo o princípio de economia de Ockmam e analisando a sua centralidade para o empreendimento nominalista”, concluiu Luiz Henrique.

A palestra é aberta à comunidade e mais informações no blog do Clinamen.