Ufal reduz horário de funcionamento durante recesso acadêmico

Medida pretende economia de até 10% na conta de energia elétrica

03/06/2016 16h54 - Atualizado em 17/06/2016 às 08h36
Setores administrativos passam a funcionar até 17h

Manuella Soares - jornalista

O Campus A.C Simões da Universidade Federal de Alagoas terá o horário de funcionamento reduzido a partir da próxima segunda-feira (6) até o dia 17 de junho, durante o recesso acadêmico. A iniciativa do reitor em exercício, José Vieira, em conjunto com as pró-reitorias Institucional, de Graduação e de Gestão de Pessoas, visa diminuir o consumo de energia elétrica.

O horário de funcionamento será das 8h às 17h, nos setores administrativos. De acordo com os dados da Superintendência de Infraestrutura, o valor pago pela Ufal das 17h30 até 20h30, no chamado ‘Horário de Ponta’, é quase cinco vezes maior do que a tarifa no restante do dia. Isso representa cerca de 30% do montante da energia consumida.

Com a redução do horário durante o recesso acadêmico, quando o campus fica mais esvaziado, a economia de recursos pode chegar a 10% no mês. O memorando enviado aos gestores explicando a medida ressalta que os servidores devem cumprir a jornada de trabalho semanal normalmente, apenas adequando o horário para que o setor encerre as atividades até 17h.

Os casos especiais devem ser tratados com a chefia imediata. De acordo com Vieira, os gestores das unidades acadêmicas, também podem seguir as orientações para reduzir o consumo de energia, atendendo às necessidades de cada setor, sem que isso traga prejuízo para a Instituição. “É importante ressaltar que estamos reduzindo o horário de oferta dos serviços e, não, da jornada de trabalho dos servidores. Estamos flexibilizando o horário considerando a redução de custos e o fluxo de servidores e discentes no campus, devido ao período de recesso”, reafirmou a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Carolina Abreu.

A Editora Universitária estará funcionando das 9h às 15h e o Restaurante Universitário ficará aberto à comunidade somente no horário do almoço, também de segunda a sexta-feira. Entretanto, os comensais da Residência Universitária serão atendidos normalmente com todas as refeições. Já a Biblioteca Central será aberta ao público das 8h às 17h, de segunda a sexta, acompanhando o horário dos setores administrativos da Ufal.

Outras orientações

É recomendado que os servidores atentem para desligar as luzes do local de trabalho e os computadores ao final do expediente, além de manter os aparelhos ar condicionado em funcionamento apenas no período das 9h às 16h.

“É importante que os servidores colaborem com essa iniciativa para tentarmos reduzir os custos da Instituição num horário em que o campus fica mais esvaziado. Toda colaboração é significativa para planejarmos um trabalho a partir dos princípios da economicidade e eficiência da Administração Pública”, orientou José Vieira.

O pró-reitor Institucional ressaltou ainda que não haverá alteração na segurança. “Manteremos em pleno funcionamento em toda a Ufal, no sentido de garantir a segurança do patrimônio, dos servidores das unidades acadêmicas que continuarão suas atividades, e da comunidade que utiliza o espaço do Campus A.C Simões", enfatizou Flávio Domingos.