Ufal promove campanha para incentivar doação de sangue

Denominada Junho Vermelho, campanha tem como um dos locais de doação o Hospital Universitário

17/06/2016 13h10 - Atualizado em 21/06/2016 às 11h33
Campanha da Ufal também terá posto de doação na semana de acolhimento

Diana Monteiro - jornalista

A frase Doar sangue é ter a possibilidade de compartilhar o que temos de mais valioso, é uma das marcas da campanha de sensibilização da Universidade Federal de Alagoas durante este mês. A campanha Junho Vermelho, conta com apoio do setor Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), da Instituição, e tem como um dos locais para o ato solidário o Banco de Sangue do Hospital Universitário.

A importância da doação de sangue é destacada na campanha com informações sobre o quanto um simples gesto pode refletir positivamente na vida do ser humano, como por exemplo: “Você sabia que uma simples doação pode ajudar até quatro pessoas?”; “Doe sangue, doe vida”. A campanha é dotada ainda de orientações sobre as condições básicas para a doação, além de procedimentos.

Para ser um doador o interessado deve estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias de idade; peso acima de 50 kg; não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação; e apresentar na oportunidade, documento oficial de identidade com foto. Para o doador que se encontra na faixa etária dos 16 aos 18 anos incompletos, a orientação é de que a doação só poderá ser feita apenas com consentimento formal dos responsáveis.

A campanha também destaca que não estão aptos a fazer doação de sangue: mulheres grávidas que estejam amamentando; quem foi diagnosticado com hepatite após os 11 anos de idade e pessoas expostas à outras doenças transmissíveis pelo sangue a exemplo da Aids, sífilis e doença de Chagas. A campanha também orienta que os intervalos para a doação são os seguintes: homens, 60 dias (até quatro doações por ano) e mulheres, 90 dias (até três doações por ano).

No Banco de Sangue do Hospital Universitário a doação pode ser feita, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e mais informações pelo telefone 3202-3743. A ação institucional Junho Vermelho conta com a parceria do Hemocentro de Alagoas - Hemoal, também local para a doação, situado na Rua Dr. Jorge de Lima, bairro Trapiche da Barra, próximo ao Estádio Rei Pelé. O órgão estadual funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 18h, e aos sábados, das 8 às 12h. Telefone para contato: 3315 -2105

Campanha na semana de acolhimento

O Hemocentro de Alagoas vai disponibilizar um local de doação de sangue na Universidade Federal de Alagoas dentro da programação da semana de acolhimento. O posto ambulante ficará em frente à Reitoria no dia 21 de junho, a partir das 9h, e no dia 22 no Centro de Interesse Comunitário (CIC).