Ufal oferta novas vagas para teste de inglês TOEFL iTP

Resultado do exame é aceito em seleções de pós-graduação e de intercâmbio, além de garantir acesso a cursos ofertados pelo MEC

07/06/2016 11h41 - Atualizado em 20/06/2016 às 08h49

Thâmara Gonzaga - jornalista

São dias de recesso acadêmico na Universidade Federal de Alagoas, mas as oportunidades de crescimento profissional não param e devem ser aproveitadas. Uma delas é o teste de inglês TOEFL iTP para estudantes (de graduação e pós), professores e técnicos da Ufal.

Está aberto um novo período de inscrição e os interessados devem acessar o portal, clicar no botão verde (Teste de Proficiência) para garantir a participação. A Ufal tem a oferta de 580 vagas e os candidatos podem escolher uma data entre os dias 13 e 22 de junho para realizar o exame. Os testes serão aplicados no Campus A.C. Simões, em Maceió, e o prazo para se inscrever termina três dias antes da realização.

Estudantes do Campus Arapiraca que desejam fazer o teste do TOEFL iTP em sua cidade, também podem se inscrever diretamente no link. Quem já fez inscrição para a prova em Maceió e quer fazer em Arapiraca precisa cancelar a inscrição anterior e fazer uma nova para o Campus Arapiraca. Serão duas aplicações de prova em Arapiraca, com 50 vagas cada dia.

Mas por que fazer o TOEFL iTP? Se você faz curso de inglês há algum tempo ou é autodidata e deseja verificar os seus conhecimentos, o teste faz exatamente isso e ainda apresenta várias utilidades. Só para citar algumas, o resultado do exame serve como certificado de admissão ou conclusão em programas de ensino de inglês, garante acesso a uma série de cursos ofertados pelo Ministério da Educação (MEC), além de ser aceito em processos seletivos de stricto sensu (mestrado ou doutorado) e de intercâmbio por várias instituições de ensino.

Aqueles que buscam uma dessas vantagens ofertadas pelo TOEFL iTP precisam desembolsar mais de R$ 700 para fazer o exame, valor que pode variar conforme a cotação do dólar, pois o exame é pago de acordo com a moeda americana.

Na Ufal, a comunidade acadêmica tem essa oportunidade gratuitamente. O objetivo, de acordo com o MEC, por intermédio da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é incentivar o aprendizado de línguas estrangeiras nas universidades do país.

Então, se está nos seus planos participar de um dos cursos de inglês ofertados pelo MEC (com turmas na Ufal), fazer uma pós, um intercâmbio, trabalhar no exterior ou simplesmente verificar suas habilidades em língua inglesa, não perca essa chance.

O resultado (score) do TOEFL iTP é divulgado em até 70 dias após o exame. A consulta deve ser feita no mesmo endereço onde é realizada a inscrição.

Quem já fez o teste e quer participar das novas turmas de inglês do Núcleo de Línguas da Ufal, deve acessar o site, clicar no botão azul (Aulas Presenciais) para garantir uma vaga nas turmas de julho. A inscrição vai de 16 a 27 deste mês.

Qualquer dificuldade, entrar em contato por meio do Fale Conosco do MEC (0800-616161), do e-mail isf.ufal@gmail.com ou da página do Programa Inglês sem Fronteiras da Ufal no Facebook.

Oficinas para dúvidas

O Programa Inglês Sem Fronteiras promove, nos dias 13 e 15 deste mês, oficinas com as English Teacher Assistents (ETAs) para tirar dúvidas sobre o exame TOEFL. O objetivo é também incentivar a conversação na língua inglesa para quem ainda é iniciante.

As oficinas serão realizadas na sala 110 do Bloco João de Deus, em dois horários, nos dois dias: das 13h às 14h e das 14h às 15h. Não é preciso fazer inscrição.