Seminário Luso-brasileiro realiza reunião de pesquisadores

Evento será um dia antes do 2º SBLBEI

28/06/2016 12h38
Seminário será realizado de 14 a 15 de julho

Manuella Soares - jornalista

A comissão organizadora do 2º Seminário Luso-brasileiro de Educação de Infância promove, no dia 13 de julho, uma reunião de investigadores no Centro de Investigação em Estudos da Criança (Ciec), do Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Portugal.

De acordo com a comissão, o evento foi proposto devido ao elevado número de participantes do Seminário e o interesse manifestado por muitos pesquisadores. A reunião será realizada das 14h30 às 17h, mediante inscrição prévia no site do 2º SLBEI.

Sobre o Seminário

Com a proposta de promover o intercâmbio de pesquisas tendo como foco de debate a educação infantil, o Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas e Universidade do Minho (UMinho), promovem em Braga (Portugal), o 2º SLBEI, nos dias 14 e 15 de julho.

O evento visa aprofundar o intercâmbio de profissionais que atuam com temáticas relacionadas à promoção da cidadania e da valorização das culturas da infância, assim como formação de professores e realização de pesquisa nessa área. As inscrições podem ser feitas até 12 de julho no site do seminário.

A primeira edição do evento, em 2015, foi realizada em Maceió durante a Semana Internacional de Pedagogia da Ufal, com atividades centradas no tema O lugar da criança nas políticas e práticas educacionais.

São eixos do seminário: Políticas, currículo e formas de organização da educação de infância; Formação, identidades e desenvolvimento profissional; Diversidades e diferenças: contextos e quotidianos das e para as crianças; Tecnologias digitais e produção cultural para/da infância; Corpo, ludicidade e movimento; Experiências, linguagens e saberes: a especificidade da educação de crianças; e Questões ético - metodológicas de investigação com crianças e bebês. A coordenação geral do seminário é dos professores Cleriston Izidro dos Anjos, da Ufal e Fernando Ilídio Ferreira, da Universidade do Minho.