Programa da Ufal faz orientação a alunos para a escolha de um curso superior

Público-alvo são alunos do ensino médio oriundos da escola pública

03/06/2016 10h20 - Atualizado em 06/06/2016 às 10h43
Dr. José Carlos Almeida de Lima, docente do IM

Diana Monteiro - jornalista

Com mais de duas décadas de funcionamento na Universidade Federal de Alagoas, o Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe), atende anualmente cerca de 200 alunos e tem entre os objetivos suprir a carência de ensino e promover o contato dos estudantes com a realidade da instituição. O programa, também faz orientação aos participantes para a escolha de curso superior, contempla atualmente dezesseis escolas públicas do Estado, em sua maioria localizadas no bairro do Tabuleiro dos Martins.

O fundador e coordenador do Programa Roberaldo Carvalho, do Centro de Tecnologia (CTEC), enfatiza que pelo Paespe já ingressaram e concluíram curso de graduação na Ufal cerca de 500 pessoas. Para a dinâmica no processo do aprendizado é proporcionado um ambiente propício, com sala climatizada, biblioteca e sala de informática, dentre outras atividades.

O Paespe conta com a participação de grupos do Programa Educação Tutorial (PET) e tem docentes como colaboradores no conteúdo programático. As aulas  são ministradas por equipes dos cursos de engenharia civil, engenharia ambiental, letras, arquitetura, além do grupo PET Ciência e Tecnologia, formado por estudantes dos cursos da área das ciências exatas oriundos de escolas públicas.

“Também atuam nas aulas, os alunos do grupo de pesquisa da biologia, sob orientação da professora Giana Raquel Rosa. O Programa de Educação Tutorial (PET) de Psicologia realiza um trabalho junto aos alunos do Paespe com o objetivo de diminuir a evasão através de encontros tutoriais”, frisa Roberaldo.

Ao destacar a dinâmica do programa Roberaldo diz que após a explanação de cada conteúdo exigido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é feito o convite a um docente para resumir o conteúdo, resolver exercícios e falar sobre sua profissão, experiências acadêmicas, tendo como objetivo o estímulo aos estudantes para que ingressem em um curso superior. O Paespe  funciona, de segunda à sábado no Centro de Tecnologia (CTEC), Campus A. C. Simões.

Ele complementa e diz que o programa além de contemplar alunos do 2º ao 3º ano do ensino, proporciona ainda a participação de alunos  do 9º ano ao 1º ano do ensino médio, pelo conhecido Paespe Jr, que é uma ampliação do Programa inicial.  “As atividades para esse público se centram em aulas de informática básica com foco no uso do word, excel e dicas para pesquisas na internet, assim como palestras, visitas técnicas a diversos espaços científicos da Ufal”, destaca. Informações sobre o Paespe Jr acesse o link.

Escolas participantes

Atualmente o Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado da Ufal contempla as seguintes escolas da rede estadual de ensino do bairro do Tabuleiro dos Martins: Escola Estadual Professora Benedita de Castro Lima, Clima Bom II; Escola Estadual Dom Otávio Barbosa Aguiar (Benedito Bentes I); Escola Estadual Drª Eunice de Lemos Campos (Benedito Bentes I); Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça (Eustáquio Gomes); e Escola Estadual Geraldo Melo (Graciliano Ramos).

Ainda participam do Paespe: Escola Estadual Professora Gilvâna Ataíde Cavalcante Cabral (Santa Lúcia); Escola Estadual Professora Irene Garrido (Dubeaux Leão); Escola Estadual Margarez Maria Santos Lacet; Escola Estadual Maria Ivone Santos de Oliveira (Inocoop); Escola Estadual Onélia Campelo (Santos Dumont); Escola Estadual Ovídio Edgar de Albuquerque; Escola Estadual Romeu de Avelar; Escola Estadual Maria Salete Gusmão de Araújo (Clima Bom I) e Escola Estadual Padre Cabral (Fernão Velho). Do município de Rio Largo estão no programa a Escola Estadual Santos Dumont,(Destacamento da Fábrica) e Escola Estadual Professora Claudizete Lima Eleutério (Brasil Novo), do município de Rio Largo.