Plantio de mudas marca pioneirismo de quintais orgânicos no campus

Iniciativa integra programação de acolhimento a alunos do curso de Serviço Social

22/06/2016 13h11 - Atualizado em 05/07/2016 às 08h06
Aluna carrega muda para plantio durante semanda de acolhimento (Foto: Thiago Prado)

Diana Monteiro - jornalista

Plantar mudas frutíferas e medicinais  na manhã desta quarta-feira (22) em canteiros da Faculdade de Serviço Sociail (FSSO), ao tempo em que marca mais uma etapa do projeto de extensão coordenado pela professora Wanda Hirai e integra as atividades de acolhimento aos alunos da unidade acadêmica tem propósitos maiores: dar visibilidade do direito humano à alimentação adequada; envolver a comunidade universitária em ações de sustentabilidade; de convívio social; e despertar para uma consciência crítica diante do uso arbitrário de agrotóxico e de sementes transgênicas prejudiciais à saúde humana e à vida do planeta.

O pioneirismo da Faculdade de Serviço Social consiste na implantação, no Campus A.C. Simões, do denominado paisagismo produtivo com instalação de quintais orgânicos. O projeto conta com a parceria do Centro de Ciências Agrárias (Ceca), representado pelo professor Rafael Navas e da Faculdade de Nutrição (Fanut), com participação da professora Maria Alice Araújo.

À frente do Grupo de Extensão e Pesquisa Serviço Social, Segurança Alimentar e Nutricional (Gepssan) da Ufal, Wanda Hirai destaca que a atividade, considerada por ela inovadora, propõe o uso do espaço universitário para a produção de alimentos, ervas aromáticas, plantas medicinais e embelezamento da área por meio dos jardins orgânicos.

A professora acrescenta que a iniciativa é inspirada no projeto desenvolvido pela Universidade Federal de Pelotas- RS, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “Estamos adequando-o quanto ao plantio de mudas e quanto ao uso do espaço disponível. Esperamos que o projeto comece a inspirar as demais unidades de ensino, assim como os demais campi, para um paisagismo e urbanismo na Universidade Federal de Alagoas”, enfatizou Wanda. “A iniciativa também serve para dar uma maior visibilidade ao Grupo de Pesquisa”, acrescentam os alunos Jonas Arruda e Paula Oliveira, presentes à calourada e integrantes do Gepssan.

O professor Rafael Navas reforça que a ideia de pensar o paisagismo produtivo integra o conhecimento popular ao científico voltado ao consumo de produtos pela comunidade universitária. “A parceria com o curso de Agroecologia consiste num sistema de produção sustentável e de relação social com as comunidades, e já está em andamento o projeto de implantação de uma horta na área da Residência Universitária (RUA)”, diz.

O quintal orgânico ocupa dois canteiros na frente da Faculdade Social e na oportunidade houve o plantio de um ipê roxo em homenagem à Valéria Correia, que integra a unidade acadêmica e utilizou a cor roxa na então campanha para reitora.