Início de semestre na Ufal é marcado por diversas atividades

Programação reuniu novos estudantes, veteranos e professores de vários cursos

23/06/2016 15h55 - Atualizado em 27/06/2016 às 17h53
Veteranos organizaram programação na FAU com muita criatividade

Redação Ascom

A Universidade Federal de Alagoas foi marcada por uma intensa movimentação nesta semana. Novos estudantes, veteranos e professores se envolveram em diversas atividades que marcaram o início de mais um semestre letivo na Ufal.

Palestras, rodas de conversas, apresentação cultural, atividades solidárias de doação de sangue e de alimentos foram algumas das ações realizadas. Os alunos também foram recebidos com cuidados de atenção à saúde integral, promovida pelo projeto Sala de Cuidados Antônio Piranema, um projeto de Extensão da Faculdade de Medicina (Famed).

A comunidade acadêmica também participou de ações de educação ambiental, com palestras no Centro de Educação (Cedu), plantio de mudas frutíferas e medicinais em canteiros da Faculdade de Serviço Social (FSSO); e de Ipê, Pau Brasil e Pata de Vaca no entorno do Restaurante Universitário (RU).

Para conhecer a amplitude de atuação dos trabalhos de Pesquisa e Extensão da Universidade, os estudantes também tiveram a oportunidade de prestigiar a feira de produtos orgânicos produzidos por grupos da Agricultura Familiar, além de conhecer ações educativas promovidas pelo Movimento Sem Terra, grupo de diversidade sexual Quilombo Púrpura e o de gênero Frida Kahlo.

Programação nos cursos

No Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), houve programação com palestras sobre o profissional biólogo e alguns depoimentos de alunos veteranos do curso de Biologia.

Os novos estudantes também participaram de oficina solidária para produção de caixas que servirão para recolher alimentos não perecíveis, material escolar e ração para animal. Os itens serão doados para instituições que acolhem crianças e cuidam de animais abandonados. As caixas estão no hall do ICBS e qualquer pessoa pode colaborar.

Já no curso de Design, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), os estudantes foram recebidos com muita criatividade e bom humor para o início do semestre letivo 2016.1. Tendo como base a temática das aventuras do jovem bruxo Harry Potter, a coordenação organizou uma semana de recepção com exposição de trabalhos dos veteranos, passeio pela FAU e pelo campus, mesas-redondas, oficinas, exibição de filmes relacionados ao Design e à Arquitetura, além de piquenique.

Recepção aos estudantes dos campi do interior

Nos campi Arapiraca e do Sertão, os alunos receberam as boas-vindas dos diretores, coordenadores, docentes e representantes do segmento estudantil e foram informados sobre o funcionamento dos cursos e da Universidade.

Calendário Acadêmico – datas importantes

Os estudantes devem ficar atentos porque de 1º a 8 de julho, é o prazo para solicitar, nas respectivas coordenações de curso, matrícula em vagas remanescentes. Já no dia 22 do mesmo mês, termina o período para requerer trancamento de matrícula no Departamento de Registro Acadêmico (DRCA).