Educação ambiental é tema de palestra no Centro de Educação (Cedu)

Importância do Arboretum é destacada durante atividades da Semana de Acolhimento

21/06/2016 16h08 - Atualizado em 22/06/2016 às 11h25
Alunos participam da Semana de Acolhimento

Diana Monteiro – jornalista

Na variada programação de voltas às aulas na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o meio ambiente e a educação foram destaque no Centro de Educação (Cedu), na manhã desta terça-feira (21), com a mesa-redonda “Sustentabilidade: equipamento universitário de conservação ex situ de espécies arbóreas florestais e educação”. A atividade contou com a participação do coordenador do Programa Ufal Debate Grandes Temas, Ulysses Cortez, da coordenadora de Extensão, Maria Betânia Brito, da coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), Maria Helena Pastor e do representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) Fernando Veras.

A importância do Projeto Arboterum para ações ambientais envolvendo também a sociedade foi abordada por Ulysses Cortez aos alunos do curso de Pedagogia participantes da programação. O espaço encontra-se desativado, e em sua apresentação, Ulysses mostrou imagens do pleno funcionamento do projeto e da situação atual: “O Arboretum serve para enriquecer o ambiente com produção de mudas de inúmeras espécies, importante para as ações de educação ambiental e sempre teve total interação na Ufal com projetos de arborização nos campi da instituição”, disse.

Acrescentou que a desativação prejudica todo um trabalho consolidado e dinâmico em prol da educação ambiental e meio ambiente. “O Arboretum é um equipamento desta instituição e vocês, alunos, são fortalecedores desse projeto”, frisou Ulysses dirigindo-se aos alunos. Na oportunidade convidou os estudantes para no próximo domingo (26), participarem da ação ambiental no Parque Municipal de Maceió, com o plantio de mudas da árvore Jequitibá, a partir das 9h.

O Projeto Arboretum integra o Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) e está entre as prioridades da plataforma de trabalho da Pró-reitoria de Extensão (Proex) para transformá-lo em equipamento cultural, como o Museu Théo Brandão e o Museu de História Natural: “Já iniciamos um diálogo com a diretora da unidade Iracilda Lima para a realização de um diagnóstico e consequente viabilização de ativação do espaço”, enfatizou a coordenadora de extensão Betânia Brito.

Com foco também na importância do Arboretum para a sociedade e do trabalho em parceria a coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Cedu, Maria Helena Pastor destacou ser o projeto um instrumento educativo e patrimônio da sociedade. O núcleo trabalha com parceria, envolve escolas públicas, alunos da Ufal, mas informou que as ações estão abertas à participação de universitários de todas as instituições de ensino superior do Estado. “Pela desativação, a continuidade do trabalho está enfrentando dificuldades, mas esforços estão sendo empreendidos para que o projeto volte ao pleno funcionamento”, disse a coordenadora.

O Desenvolvimento sustentável foi o tema central da palestra proferida pela representante da Semarh-AL, Fernando Veras, enfocando os pilares: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental. “Os três pilares contemplam: prover o melhor para as pessoas e o meio ambiente para agora e para as gerações futuras e também faz buscar o equilíbrio entre proteção ambiental e o desenvolvimento econômico”, reforçou.

Projeto

O Arboretum de Alagoas é uma área de conservação ambiental da Ufal criado, em 2003, pela professora e bióloga Cecília Belo e está situado no Campus A. C. Simões, em frente à Superintendência de infraestrutura (Sinfra). Foi fundado com o propósito de transformar o que antes era um lixão, em um bosque com árvores nativas dos biomas brasileiros que estivessem em extinção. Tornou-se um laboratório a céu aberto para os cursos de biologia, geografia, engenharia ambiental, agronomia, química, pedagogia e todos os outros que queiram interagir com as questões ambientais.

Acolhimento

Dentro das atividades de volta às aulas, na Faculdade de Serviço Social (FSSO) novos e veteranos alunos tiveram a oportunidade de participar, na manhã desta terça-feira, da mesa redonda sobre “Mega Eventos para quem e para quê?”, com participação de Socorro Dantas e Eriberto Lessa, do curso de Educação Física do Campus A. C. Simões e Joelma Oliveira Albuquerque, do curso de Educação Física do Campus Arapiraca e Pró-reitora de Extensão. Valber Lima, do Coletivo Quilombo Caeté, foi o mediador do debate.

O auditório da Reitoria agregou a programação cultural “Prof. Vanilson Sax” e debate com foco no ensino, pesquisa e produção do conhecimento. Os professores Sílvio Ancizar Sanchez Gamboa , da Universidade de Campinas (Unicamp), Ciro Bezerra, do Cedu e Eliana Almeida, da equipe da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), foram os palestrantes.