Curso de especialização Escola de Gestores forma mais uma turma

Diretores apresentaram os artigos para avaliação final da especialização

23/06/2016 14h02 - Atualizado em 27/06/2016 às 11h40
Apresentação dos artigos da turma

Lenilda Luna - jornalista

O Centro de Educação (Cedu) promoveu a avaliação final de mais uma turma do curso de especialização Escola de Gestores. Os diretores de escolas municipais e estaduais apresentaram, na última quarta-feira (22), os artigos que foram defendidos diante de bancas examinadoras formadas por professores da Ufal e convidados de outras instituições.

O curso é um projeto do Ministério da Educação, executado pelas universidades federais parceiras, voltado para diretores das escolas públicas de educação básica. O objetivo é "contribuir com a qualificação do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar com qualidade social".

Os gestores das escolas públicas de Alagoas apresentaram artigos sobre vários temas relacionados com a gestão democrática, como: educação inclusiva; educação ambiental; indisciplina escolar; relação com a comunidade; projeto político pedagógico como construção coletiva; entre outros.

Na Ufal, o curso de especialização Escola de Gestores é coordenado pelo professor Tiago Zurk, que tem doutorado em Educação com estudo sobre Gestão Democrática. A tese de doutorado do professor foi intitulada As Representações Sociais sobre a Participação Democrática de Gestores de Escolas Públicas em Alagoas. O professor também integrou uma das mesas de avaliação dos artigos apresentados pelos concluintes da especialização.

Segundo a professora Mauriza Cabral, do Cedu, a escola de gestores é uma proposta de trabalhar a formação continuada dos gestores numa perspectiva da gestão democrática, como é preconizado na Constituição de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996. "Nessa turma, fizemos a proposta de um projeto vivencial, ou seja, a elaboração de uma reflexão teórica baseada em alguma aplicação prática na escola. Muitos aproveitaram para elaborar ou refazer o Projeto Político Pedagógico da escola, numa abordagem mais participativa", destacou a professora.