Conheça novos títulos do Selo Edufal

Mais de oitenta títulos com o selo Edufal lançados na Bienal do Livro de 2015 estão à venda na Editora Universitária

30/06/2016 17h48 - Atualizado em 05/07/2016 às 10h22

Márcia Alencar – jornalista

A Editora Universitária alagoana oferta mais de mil títulos e trabalha com mais de 50 editoras universitárias e comerciais. Na Bienal Internacional do Livro de Alagoas, realizada em novembro de 2015, mais de 80 títulos foram lançados e se encontram à venda pelo site, na sede no Campus A. C. Simões, em Maceió e nas extensões do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia e no Espaço Cultural, no Centro de Maceió.

Aproveitando o início do ano letivo de 2016 e visando estimular a formação de sua bibliografia de estudo, vamos destacar alguns títulos: “Cultura e Educação nas Alagoas – História, histórias, 5ª edição”, de Élcio de Gusmão Verçosa. Esta obra dá ao leitor a possibilidade de refletir sobre algumas questões como: o que há de arcaico e moderno nas práticas sociais vigentes em Alagoas? De que modo elementos do nosso passado se refletem nas instituições sociais de hoje? Como reconstituir, a partir dos relatos tradicionais da historiografia que conhecemos, a história dessas políticas e dessas práticas educacionais?; “Temas de Crítica ao Direito”, de Adriano Nascimento (organizador), com textos que buscam dirigir-se em sentido contrário a uma tradição conservadora que tende a resumir o estudo dos instintos e temas jurídicos em geral a questões de técnica e de legalidade, dispensando, na maioria das vezes, uma compreensão de maior espectro do processo histórico e de realidades particulares.

A 4ª edição revista de “Introdução à Ventilação Natural”, de Leonardo Bittencourt e Christhina Cândido destina-se, principalmente, a arquitetos e estudantes de arquitetura e foi elaborada tendo em vista sua utilização prática na elaboração de projetos arquitetônicos. A ventilação é apontada, freqüentemente, como a estratégia bioclimática mais eficiente para a obtenção de conforto térmico nos espaços urbanos e arquitetônicos.

O livro “Reforma Sanitária e Contrarreforma da Saúde – Interesses do Capital em curso”, de Maria Valéria Costa Correia e Viviane Medeiros dos Santos (organizadoras), reúne uma coletânea de textos resultantes de pesquisas que revelam formas de privatização não anunciadas como tais, através dos novos modelos de gestão; das contratualizações do setor privado por dentro do SUS e das subvenções e isenções fiscais a grupos privados/filantrópicos e à saúde suplementar.

O destaque também chega ao mais recente título do selo Edufal que está à venda : “Pesquisa em Educação – Interfaces, Experiências e Orientações”, de Maria Neide Sobral e Silvana Aparecida Bretas (organizadoras). Esta coletânea reúne as experiências de pesquisa de professores do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e não se restringe apenas ao primeiro nível da educação superior, mas intenciona estabelecer um diálogo entre a graduação e a pós-graduação, considerando as diferentes dimensões de formação entre os dois níveis de ensino.