Cerca de 26 mil alunos voltam às atividades hoje nos três campi da Ufal

20/06/2016 12h50 - Atualizado em 21/06/2016 às 15h59
Apresentação do Quarteto de Sax da ETA deu início às atividades

Lenilda Luna - jornalista

Cerca de 26 mil alunos da Universidade Federal de Alagoas, entre calouros e veteranos dos três campi, retornaram às aulas nesta segunda-feira (20). O calendário unificado foi uma proposta aprovada no Conselho Universitário (Consuni) para corrigir as diferenças de datas entre as sedes da Ufal em Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia, com as respectivas unidades acadêmicas.

A programação de recepção aos alunos foi descentralizada para atender a comunidade universitária. As atividades dos campi do Sertão e Arapiraca podem ser consultadas aqui. No Campus A.C. Simões, em Maceió, a programação para recepcionar os estudantes contou com a apresentação do Quarteto de Sax da Ufal, que executou peças de Villa-Lobos, do alagoano Hermeto Paschoal e um frevo do maestro Duda, de Recife. Logo após, foi formada a mesa de abertura da solenidade, presidida pelo vice-reitor, José Vieira, com os pró-reitores e a representação do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Na saudação aos alunos, Evinho Nunes, representante do DCE, explicou o funcionamento do movimento estudantil e a importância de participar de todas as instâncias para discutir e encaminhar as lutas pelo fortalecimento da universidade pública, gratuita, de qualidade e para todos. "Quero saudar em especial às mulheres, negros e LGBTs, porque é uma conquista estarmos aqui. O ensino superior no Brasil historicamente foi constituído pelos brancos, ricos e heterossexuais, mas estamos mudando esse perfil", ressaltou o estudante.

Nunes destacou, no entanto, que apenas 4% dos jovens brasileiros chegam ao ensino superior. "Essa é uma realidade que precisamos mudar, para que a universidade realmente seja para todos. Outra conquista destacada pelo estudante foi a recente aprovação do nome social para que os transexuais tenham o direito à documentação com o nome que adotaram. "Tenho orgulho de fazer parte de uma universidade que preza pelo respeito à diversidade e à pluralidade de ideias", concluiu Evinho Nunes.

Após saudar os presentes, o vice-reitor José Vieira justificou a ausência da reitora Valéria Correia por motivos de saúde. Em seguida, teve início a Aula Magna com o tema Novas configurações da educação superior no Brasil: a Universidade que temos e a Universidade que queremos, que foi proferida pelo vice-reitor. José Vieira fez um breve histórico do surgimento das universidades no mundo, para destacar o quanto o ensino superior é recente no Brasil. "A maior parte das universidades brasileiras foram fundadas nos anos 30 e 40. A nossa jovem Ufal tem apenas 55 anos de criação e é uma Instituição de grande importância para o desenvolvimento socioeconômico de Alagoas", disse Vieira.

Aos calouros, o professor Vieira destacou a importância de participar ativamente da vida universitária. "Não é apenas a sala de aula. A Universidade é um campo de debates, de pluralidade de ideias. É importante participar das atividades culturais e acadêmicas. É fundamental para a formação de vocês também vivenciarem a experiência de organização social e de representação política dos estudantes. Vivam intensamente a Ufal e sejam todos muito bem-vindos e bem-vindas", declarou o vice-reitor.

Após a aula magna, as pró-reitorias e órgãos de apoio tiveram espaço para apresentar aos estudantes novatos o funcionamento e serviços prestados em cada setor. A coordenadora da Assessoria de Comunicação, Lídia Ramires, aproveitou a oportunidade para destacar a importância da colaboração de toda a comunidade para dar visibilidade às ações da Ufal, tanto no portal da Instituição como nas redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter e Flickr. A dica é postar usando #SouUfal

Atividades diversas

A programação prossegue hoje à noite, a partir de 19h, com apresentação cultural do grupo Massayo. Em seguida, será a aula inaugural proferida pelo professor Flávio Brayner (UFPE), com o tema A Universidade que precisamos e seus desafios. A saudação aos estudantes será feita pelo professor José Vieira da Cruz, vice-reitor da Ufal.

Durante toda a semana, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) estará recolhendo um quilo de alimento não perecível que será doado ao Projeto Erê, que trabalha com crianças em situação de risco e vulnerabilidade social. Outra atividade solidária será a doação de sangue e cadastro de Medula Óssea, na terça-feira (21), com um posto volante na reitoria, e na quarta-feira (22), das 9h às 19h, no Centro de Interesse Comunitário (CIC).