Campus A.C. Simões recebe obras de melhoria para garantir acessibilidade

Construções contemplam as três vias de circulação e outras unidades também receberão melhorias

20/06/2016 11h46 - Atualizado em 22/06/2016 às 14h22
Sinfra realiza obras em todo Campus A.C. Simões

Thâmara Gonzaga - jornalista

A equipe da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da Universidade Federal de Alagoas iniciou uma série de melhorias no Campus A.C. Simões que garantirão mais segurança e acessibilidade para a comunidade acadêmica. Os serviços incluem novas placas de trânsito, construção de calçadas e passarelas, operação tapa-buracos, iluminação pública e poda de árvores com o objetivo de melhorar a ambiência, acessibilidade, mobilidade urbana e segurança no campus.

Com o retorno das atividades neste início de ano letivo a Ufal passa a receber grande fluxo de pessoas e veículos. A Sinfra alerta que a entrada principal está operando com um desvio de trânsito, por isso, a recomendação aos motoristas, cliclistas e motociclistas é que utilizem como entrada prioritária o acesso da Avenida Paulo Holanda. E para evitar filas, as duas entradas estarão com as cancelas abertas.

Obras

As ações de melhoria na infraestrutura contemplam as três vias de circulação do campus: a que liga a Copeve até o Restaurante Universitário (RU), a principal por onde passam os ônibus e a terceira que vai do Centro de Interesse Comunitário (CIC) ao Centro de Tecnologia (Ctec). Segundo o gerente, as construções atendem à Norma Brasileira de Acessibilidade [NBR 9050], garantindo segurança aos cadeirantes e pedestres.

Além disso, foi iniciada a mudança de pavimento na entrada principal da Universidade. Os paralelepípedos na área das cancelas automatizadas serão substituídos por placas de concreto. “Isso vai evitar a necessidade de reparos frequentes dos buracos que sempre surgem por causa do peso dos ônibus e demais veículos”, acrescenta.

Novas lombadas foram construídas na entrada principal da Ufal, em frente à Reitoria, à Faculdade de Letras (Fale), ao Restaurante Universitário e ao Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI). Todas são interligadas aos caminhos exclusivos para pedestres nas vias principais da Universidade. Novas calçadas também estão sendo construídas e as já existentes, recuperadas. “São locais com grande fluxo de pessoas, inclusive de crianças, que agora poderão circular com mais tranquilidade”, explicou o gerente de Projetos, Obras e Manutenção (GPOS) da Sinfra, Dilson Ferreira.

Essas obras correspondem à primeira fase de melhorias no A.C. Simões, com construção de calçadas, lombadas e sinalização das vias. A conclusão está prevista para o final de junho, já que as chuvas atrasaram o cronograma. A próxima etapa será para demarcar os estacionamentos, com identificação dos espaços reservados a idosos e cadeirantes. Para isso, a equipe da Sinfra já iniciou o dimensionamento da quantidade de vagas que serão necessárias.

Cuidados para o período chuvoso

A Sinfra também começou o trabalho de limpeza das galerias do Campus A.C. Simões para evitar alagamentos no período chuvoso. O canal pluvial, que passa atrás do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca) e do RU, já foi desobstruído. “O canal estava totalmente entupido e, com a chegada das chuvas, tinha um alto risco de alagamento. Fizemos um trabalho antecipado, priorizando as ações emergenciais, para evitar transtornos. Três dias após o término do serviço, choveu bastante e não ocorreu nenhum alagamento”, destaca Dilson.

O gerente acrescenta, ainda, que os servidores da Superintendência fizeram o levantamento de todos os buracos existentes nas vias do campus e que as obras de recuperação já foram iniciadas. “Recebemos várias solicitações de reparos, mas, em alguns casos, constatamos que é preciso também desentupir a galeria. São situações que, somando-se à chuva, atrasam o andamento dos serviços. Mas trabalhamos com a meta de terminar tudo em julho”, disse.

Manutenção predial nos campi do interior e unidades dispersas

Segundo Dilson Ferreira, quando se refere a manutenções prediais (hidráulica, elétrica, ar condicionado, entre outros reparos), os diretores dos campi da Ufal no interior têm autonomia para realizar essas melhorias nas unidades.

Par este ano, a gestão da Ufal empenhou o valor de R$ 440 mil para o Campus Arapiraca e R$ 280 mil para o Sertão (liberados em parcelas bimestrais) a fim de que os recursos sejam utilizados de acordo com as demandas do local.

“É importante deixar claro que esses valores não são para obras de reforma, ampliação ou novas construções, mas apenas para reparos que garantam o funcionamento das unidades”, esclarece o gerente da GPOS.

Para as unidades dispersas da Ufal - Museu Théo Brandão, Laboratórios Integrados de Ciências do Mar e Naturais (Labmar), Centro de Ciências Agrárias (Ceca) e Espaço Cultural - foi empenhado o total de R$ 320 mil para manutenção dos prédios em 2016.