Caiite 2016 será em dezembro com o tema ‘Ciências, saberes e sociedade em rede’

Marca do evento faz referência à conectividade e retrata a sociedade interligada pelo conhecimento

10/06/2016 12h07 - Atualizado em 08/09/2016 às 15h47
Marca do Caiite 2016 faz referência à sociedade conectada

Redação Ascom

Muito trabalho de pesquisa, palestras, minicursos, atrações culturais e artísticas. Tudo isso está garantido na programação 2016 do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite). Com o tema Ciências, saberes e sociedade em rede, o maior evento de divulgação científica do Estado vai ser realizado de 7 a 10 de dezembro.

A marca deste ano, criada pela programadora visual da Assessoria de Comunicação da Ufal, Camila Fialho, faz referência ao ícone da conectividade. “O símbolo foi estilizado com um ângulo de corte maior para fazer referência à letra ‘c’ de Caiite. Já os pontos coloridos interligados representam a transmissão de conteúdo e retratam a sociedade conectada através do conhecimento”, explica Camila.

Gestores da Ufal e de instituições parceiras já estão se reunindo para montar a programação e garantir o mesmo sucesso nesta quarta edição do evento. Entre as novidades, está a mudança do local de realização. Este ano, as atividades serão no Campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas.

“Estamos em um momento de extrema adversidade no cenário econômico e político do país, mas não podemos deixar de fazer o Caiite. Será realizado em um outro formato, mais enxuto, adequado ao contexto financeiro que estamos vivendo. Por isso, contamos com a colaboração dos nossos técnicos, docentes e da comunidade acadêmica de um modo geral. Vai ser um desafio novo, mas, igualmente, buscaremos resgatar essa tradição de eventos científicos, dando visibilidade e reunindo a comunidade acadêmica e cultural aqui de Alagoas”, enfatiza o vice-reitor da Ufal, José Vieira.

Ele ressalta que a Universidade tem grandes eventos consagrados junto à sociedade alagoana, entre os quais estão o Caiite e a Bienal, que aproximam a instituição dos estudantes do ensino médio e da população em geral. “Essa perspectiva, com certeza, vai permanecer no Caiite 2016 e de uma forma ainda mais interessante, porque os alunos das redes municipal, estadual, além de outras instituições de ensino superior e de pesquisa, poderão conhecer o próprio espaço da Ufal”, afirma.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), Alejandro Frery, acrescenta que o evento preservará a sua característica principal de socializar a produção acadêmica. “Estudantes da graduação e da pós terão a oportunidade de apresentar seus estudos em Maceió e também serão realizadas programações paralelas em todas as unidades da Ufal no interior”, diz.

Um dos grandes destaques do Caiite 2016 vai ser a palestra de encerramento com o professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Gilson Volpato. Ele é da área de Ciências Biológicas, com reconhecida experiência em metodologia científica. O autor de vários livros sobre escrita acadêmica e gerenciamento do tempo de pesquisa vai partilhar seu conhecimento sobre o tema Formação de cientistas. “É um grande pensador sobre a produção científica. Vai ser uma honra tê-lo conosco”, destaca o pró-reitor.

Edital Fapeal para captação de recursos para o Caiite 2016

A equipe da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação informa que está em vigência o Edital 3/2016 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) que concede apoio financeiro à organização de eventos científicos.

Pesquisadores dos campi da Ufal podem submeter proposta com intuito de conseguir recursos para incrementar a programação ofertada pelas unidades acadêmicas durante o Caiite 2016.

Para saber mais sobre esse edital, acesse o site da Fapeal.