Ações marcam passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente

Atividades serão na orla de Ponta Verde, no próximo domingo

03/06/2016 14h29 - Atualizado em 06/06/2016 às 09h46
Ulysses Cortez é o responsável pelas ações no próximo domingo

Ulysses Cortez é o responsável pelas ações no próximo domingo

Diana Monteiro - jornalista

A Universidade Federal de Alagoas participa do Dia Mundial do Meio Ambiente com diversas ações socioambientais, envolvendo a Pró-reitoria de Extensão (Proex), o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) e o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI). As atividades serão das 8h às 13h, na orla da praia de Ponta Verde, onde haverá a instalação de uma tenda, sob a coordenação do ecólogo Ulysses Cortez Lopes.

O evento que é promovido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), conta com a participação de diversas instituições e órgão públicos locais, tendo como foco os 17 objetivos globais que constam na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). “A Ufal sempre participou ativamente da programação do Dia Mundial do Meio Ambiente e centrará em dois objetivos: educação de qualidade e, vida terrestre”, frisou Ulysses.

Coordenador do Programa Ufal Debate Grandes Temas e das ações ambientais da Proex, Ulysses Cortez enfatiza que o objetivo 4 (Educação de Qualidade), conforme Agenda da ONU, visa assegurar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, como também promover oportunidades de aprendizagem para todos ao longo da vida.

Cortez também ressaltou o objetivo 15 da Agenda voltada ao desenvolvimento sustentável. “Quanto à vida terrestre, as ações objetivam proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir florestas e combater a desertificação. Além de deter e reverter a degradação da terra, assim, deterá a perda de biodiversidade”, destacou.

Objetivos da Agenda 2030 da ONU

São objetivos da ONU até 2030: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares; acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição; assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos; garantir educação inclusiva, equitativa e de qualidade; alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; garantir disponibilidade e manejo sustentável da água; e promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável.

Estão também entre os 17 objetivos: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva; reduzir a desigualdade entre os países e dentro deles; tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes; tornar medidas urgentes para combater a mudança do clima; conservar e promover o uso sustentável dos oceanos; proteger, recuperar e promover o uso sustentável das florestas; promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável; fortalecer os mecanismos de implementação e revitalizar a parcela global.