Ufal participa de seminário sobre o Dia Municipal Contra a Homofobia

Debate acontece no auditório Nabuco Lopes (Reitoria), na terça (17), a partir das 9h

13/05/2016 14h44 - Atualizado em 13/05/2016 às 16h11
Programação do Seminário

Diana Monteiro - jornalista

Com o objetivo de promover os direitos, o debate e o desenvolvimento de ações que visem contribuir para o combate à homofobia e a compreensão das questões que envolvem as relações sociais de gênero e da diversidade sexual, a Coordenadoria de Proteção às Minorias Sociais e Diversidade Sexual em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social, promoverão um seminário em alusão ao Dia Municipal de Combate à Homofobia, estabelecido pela Lei Nº 5.771, de 24 de 2009. A reitora Valéria Correia participará da mesa de abertura do evento a se realizar no dia 17 deste mês, a partir das 9h, no auditório Nabuco Lopes (reitoria), Campus A. C. Simões.

O Seminário Maceioense de População LGBT, que faz alusão ao Dia Municipal Contra a Homofobia - 17 de Maio, traz para a palestra de abertura, denominada de Pelo direito de ser o que é, a professora Luma Nogueira de Andrade, da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Luma é a primeira professora doutora do Brasil e tem seus trabalhos e luta reconhecidos também internacionalmente.

São temas do seminário: Direitos humanos e a criminalização da homofobia; Aplicabilidade da Lei Maria da Penha: um olhar na vertente do gênero feminino; Educação, bullyng e identidade de gênero; Diversidade sexual - sexualidade e suas interpretações; e Diversidade e acolhimento da população LGBT no sistema de saúde.

“Temos a compreensão de que é necessário ousar e garantir a consolidação de políticas públicas que promovam a cidadania das pessoas que estão vulneráveis socialmente e historicamente. O propósito e construir diálogos para fortalecimento e respeito à diversidade de gênero e cultural dos indivíduos que enriquece a nossa Maceió”, destacou José Roberto da Silva Júnior, aluno do curso de Ciências Sociais da Ufal. Aproveitou para enfatizar a importância da participação da instituição no debate voltado a assuntos relevantes com foco nas políticas públicas para o público - alvo.