Ufal participa da 77ª Semana Brasileira de Enfermagem

12/05/2016 16h49 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Evento acontece entre 18 e 20 de maio

Natália Oliveira - estudante de Jornalismo

Na próxima semana, de 18 a 20 de maio, acontece a  77ª Semana Brasileira de Enfermagem, cujo tema central é Aben 90 anos: construção histórica e política da enfermagem. O evento será realizado na Faculdade Seúne, e contará com presença de professores da Escola de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Lenira Wanderley de Almeira, Regina dos Santos, Danielly dos Anjos, Heloísa Helena são alguns dos nomes confirmados. Também estarão presentes Stella Maria de Barros e Josicélia Dumet, referências no magistério de enfermagem no Brasil. Demais profissionais da área, dentre professores e enfermeiros, vão integrar a variada programação do evento, que terá palestras, talk show, minicursos, mesas redondas, exposições, apresentações de trabalhos científicos e culturais.

De acordo com a professora e presidente da Aben seção Alagoas, Lenira Wanderley de Almeida, maio é o mês em que a categoria se mobiliza para tratar de pautas da profissão, como desafios e conquistas, além de confraternizar e congregar profissionais. É neste mês, também, que se comemora a profissão com o Dia do Enfermeiro (12) e no Dia do Técnico em Enfermagem (20).

“Os trabalhadores da enfermagem constituem mais de 50% da força na área da saúde. Não existe assistência à saúde sem o enfermeiro. Se a enfermagem parar, para tudo. É a única categoria profissional que está 24 horas ao lado do paciente. Não existe serviço de saúde sem a enfermagem”, destaca Lenira.

Ela reforça ainda que o cuidado é a essência da profissão e que é importante discutir, reconhecer e valorizar a enfermagem no Brasil. “A natureza do fazer, o cuidado, é diferente de todas as outras profissões. O cuidado é indispensável para manter a vida. A enfermagem sustenta o serviço de saúde e é a [profissão] menos reconhecida, ironicamente. É necessário despertar a consciência da população para o que é o profissional desta área”, acrescenta.

Programação do evento

Em outros estados do País, a programação oficial da Semana Brasileira de Enfermagem tem início no Dia do Enfermeiro, comemorado hoje (12). A data escolhida é uma homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, enfermeira italiana reconhecida por ter sido a pioneira em tratamento a feridos durante a Guerra da Crimeia no século 19. Já o dia 20, no qual é comemorado o Dia do Técnico em Enfermagem, é uma homenagem à data de morte de Ana Nery, pioneira da enfermagem no Brasil.

Desde o início de maio, a Aben realiza ações em hospitais, clínicas e escolas de enfermagem de Alagoas em comemoração ao dia do enfermeiro. Em Maceió, o evento de saúde contará com a participação de profissionais da área, incluindo enfermeiros e professores do ensino superior. Eles estarão à frente da variada programação, que integra palestras, talk show, minicursos, mesas redondas e apresentações culturais.

Ainda como parte da programação, na terça-feira (17), haverá um ato público pela valorização da enfermagem na Rua do Comércio, em frente ao antigo Produban, no centro da capital alagoana. De acordo com a Aben, realizadora do evento no Alagoas, o ato é nacional e ocorrerá simultaneamente em outros estados, envolvendo profissionais e estudantes da área.

No último dia da Semana Brasileira de Enfermagem, a Aben vai lançar o prêmio Lenir Nunes da Silva Oliveira, uma homenagem à fundadora do curso de enfermagem da Ufal. O prêmio é destinado ao melhor trabalho científico sobre o tema central do evento.

Inscrições ainda estão abertas

O evento ainda está com inscrições abertas por meio do site da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben). As taxas para se inscrever variam de acordo com quatro categorias: R$ 60 para enfermeiros, R$ 30 para estudantes de graduação e pós-graduação, R$ 40 para auxiliar e técnico em enfermagem, e R$ 20 para estudantes de curso técnico em enfermagem. Associados da Aben seção Alagoas que estão adimplentes com a anuidade de 2016 não precisam pagar a taxa de inscrição.

A Semana Brasileira de Enfermagem tem carga horária de 20h. Os certificados de participação serão entregues somente aos participantes que comparecerem a 75% da carga horária total.