Seades e Ufal discutem parcerias para capacitação e apoio à primeira infância

Instituições discutem a possibilidade de ofertar curso para operadores da Assistência Social em Alagoas

17/05/2016 14h54 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Ufal e Seades discutem parcerias para a Assistência Social em Alagoas

Ufal e Seades discutem parcerias para a Assistência Social em Alagoas

Ascom Seades

O secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud e a reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valéria Correia, discutiram nessa segunda-feira (16), a formalização de parceria para capacitação de quase dois mil técnicos da Assistência Social em Alagoas. A ação integra o Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social do Governo Federal, o Capacita Suas. 

O Capacita Suas tem como finalidade garantir o aprimoramento da gestão e a progressiva qualificação dos serviços e benefícios socioassistenciais implementados em Alagoas. O programa deverá abranger os 102 municípios alagoanos, ofertando inicialmente 1.075 vagas. 

No momento, a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e a Ufal buscam saídas para os entraves jurídicos que fizeram com que Alagoas se tornasse o único Estado brasileiro que ainda não realizou o programa de capacitação.

“O Estado de Alagoas está atrasado na realização do Capacita Suas. Estamos solucionando os problemas e vamos realizar esses treinamentos em todas as regiões do Estado, mas queremos muito que a Ufal seja a instituição de ensino superior responsável por esse trabalho”, disse Antônio Pinaud. 

Outro assunto abordado no encontro a possibilidade de abertura, pela Ufal, de um curso de pós-graduação voltado especificamente para profissionais do Serviço Social que atuam na esfera pública. “Essa é uma iniciativa que merece toda a nossa atenção, por demonstrar o interesse da Seades em melhorar a qualidade do atendimento ao público-alvo. Vamos montar um modelo de convênio para viabilizar essa parceria”, disse a reitora Valéria Correia.

 

Primeira Infância 

Outra proposta de parceria entre o Governo de Alagoas e a Ufal, sugerida pela reitora, está voltada ao apoio à primeira infância. Segundo Valéria Correia, a Universidade e a Organização Panamericana da Saúde (Opas), entidade não governamental ligada à Organização Mundial de Saúde (OMS), deverá realizar um mapeamento das condições de vida de crianças com unidades entre 0 e 6 anos em Alagoas, considerando a saúde, assistência social, as ações pela erradicação da pobreza e para o desenvolvimento sustentável, entre outros aspectos. 

“Vamos promover um termo de cooperação técnica com a Opas e queremos a participação da Seades nesse trabalho, identificando as principais demandas e carências”, disse a reitora. Na avaliação do secretário Antônio Pinaud, essa parceria converge com outras ações do Governo de Alagoas. 

“Dentro da perspectiva da intersetorialidade defendida pelo governador Renan Filho, estamos trabalhando junto às secretarias de Estado da Saúde e da Educação em um projeto coordenado pela primeira-dama Renata Calheiros, o Programa da Primeira Infância, onde toda a rede de proteção às crianças em situação de vulnerabilidade será fortalecida. A parceria com a Ufal e a Opas vem a somar esforços nesse sentido. Temos muito interesse em participar dessa cooperação”, ressaltou Pinaud.