Recital de piano gratuito terá no repertório músicas de Bach e Shubert

Professor da Escola Técnica de Artes se apresenta no Complexo Cultural Teatro Deodoro

27/05/2016 14h02 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Arte de Divulgação

Simoneide Araújo – jornalista colaboradora

Compositores dos períodos clássico e barroco, como Bach e Schubert, vão estar no repertório do recital de piano de Mário Marochi. Professor da Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas, o paranaense decidiu fazer a apresentação para divulgar esses compositores de música para piano. Será na próxima terça-feira, 31, às 19h, no Complexo Cultural Teatro Deodoro e a entrada é gratuita.

Nessa última semana, Marochi coordenou a apresentação de seus alunos do curso técnico da ETA e, agora, será a sua vez de estar no palco. No repertório do recital, ele vai tocar quatro peças: Partita nº 2, de Johann Sebastian Bach; Sonata HOB 1620 em Dó Menor, de Joseph Haydn; e dois Improvisos, de Franz Schubert.

Marochi é músico profissional, concertista e faz recital de desde 2007 e passou a integrar o quadro de docentes da ETA a partir de 2010. Ele também participa de projetos em Maceió, como Concerto aos Domingos, do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, e Sesc Partitura. Descobriu sua paixão pelo piano desde os 8 anos de idade, fez faculdade na Escola de Música e Belas Artes, no Paraná, especialização na mesma instituição e mestrado na Universidade Federal de Minas Gerais.

Sua vinda para Alagoas teve a ver com o concurso na Ufal já que ele queria ser professor de piano. “No Paraná não tem muito concurso na área de piano e era essa área que eu queria seguir profissionalmente”. Confirmou.

Sobre a ETA oferecer cursos gratuitos de música, envolvendo vários instrumentos, Mário considera uma iniciativa muito importante. “O estudo de música gratuito é importante. Temos professores capacitados que trabalham sempre com a intenção de incentivar e melhorar a formação dos alunos locais. Eles podem até não seguir a carreira como músicos profissionais, mas essa formação mais ampla fará muita diferença porque terão conhecimento erudito de música, dos instrumentos e também serão espectadores”, disse.

Serviço:

O quê: Recital de Piano, com Mario Marochi

Quando: 31 de maio

Onde: Complexo Cultural Teatro Deodoro, na Praça Deodoro, ao lado do teatro, no Centro de Maceió.

Horário: 19h - Entrada gratuita