Quinta Sinfônica terá participação especial de violoncelista formado nos EUA

Concerto da Orquestra da Ufal será na quinta, dia 26, no Teatro Deodoro; entrada gratuita

25/05/2016 13h27 - Atualizado em 27/05/2016 às 09h22
Apresentação da Orquestra da Ufal será na próxima quinta-feira, 26

Simoneide Araújo – jornalista colaboradora

Mesmo com o feriado de Corpus Christi, dia 26, está mantido o concerto da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas, no Teatro Deodoro, sob a regência de Joselho Rocha. Nesta edição, o projeto Quinta Sinfônica terá uma participação especial do músico violoncelista Wagner Duarte, alagoano, graduado em Música – Violoncelo pela Nicholls State University, da Louisiania, nos Estados Unidos.

Além de acompanhar a orquestra durante o concerto, Wagner Duarte fará a abertura, apresentando o violoncelo, como forma de concerto didático. Ele está de férias em Maceió e vai aproveitar para participar de algumas apresentações do Quinta Sinfônica.

Outros dois músicos, Olívio Tavares (viola) e Rony Ferreira (trombone), serão solistas em duas peças do concerto. Vão compor o repertório Concert in "G Viola", Dur für Bratsche und Streichorchester, de Georg Philipp Telemann; Canon in "D" – Maior, de J.Pachalbel; Fantasia para Trombone, de Abdon Lyra; e Concert in "G" – Maior (Alla Rustica), de Antonio Vivaldi.

Olívio Tavares é aluno da Escola Técnica de Artes e integra a Orquestra. Ele está concluindo o curso técnico de Viola, coordenado pela professora Lilian Pereira. A apresentação dele, incluindo o solo na peça Concert in G – Maior (para viola e orquestra) será parte da avaliação de conclusão de curso.

O projeto

O projeto Quinta Sinfônica, criado em 2011 como um projeto de extensão, é realizado pela Ufal, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult/AL) e a Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal). São concertos gratuitos para a comunidade, sempre na última quinta-feira do mês.

Lembrando aos interessados em assistir ao concerto, a entrada é gratuita, mas os ingressos podem ser retirados a partir das 14h, da quinta-feira (26), na bilheteria do Teatro Deodoro.

Até o final do ano, há mais seis apresentações programadas: 28 de julho, 25 de agosto, 29 de setembro, 25 de outubro, 22 de novembro e 15 de dezembro. Veja mais informações sobre a Orquestra no blog.

O quê: Quinta Sinfônica
Quando: 26 de maio