Projeto de extensão utiliza capoeira para sensibilização ambiental

Alunos e professores do projeto participaram de 'Troca de Corda'

27/05/2016 10h46 - Atualizado em 30/05/2016 às 12h02
Evento foi realizado em Penedo

Ascom Ufal

Na última semana o projeto de extensão universitária A Natureza na Roda: sensibilização ambiental através da capoeira desenvolvido pela Unidade Educacional Penedo e coordenado pela professora Taciana Kramer Pinto participou da 15ª Troca de Corda e Batizado do Grupo de Capoeira Mandingueiros de Penedo.

Para uma plateia, estimada em 90 participantes, formada por mestres, professores e praticantes da capoeira, a professora dos cursos de Engenharia de Pesca e Licenciatura em Biologia, Taciana Kramer Pinto palestrou sobre a importância da conservação e qualidade da água, relacionando diversas doenças transmitidas por água sem tratamento e ausência de saneamento básico. Resíduos sólidos, consumo consciente e cidadania também foram temas abordados.

O projeto de extensão tem como objetivo principal sensibilizar crianças, adolescentes e adultos, praticantes da capoeira e familiares, sobre temas ambientais, como resíduos sólidos, doenças, saneamento básico, qualidade de vida e reciclagem, associando, sempre que possível, à capoeira.

Frequentemente são realizadas oficinas de construção de instrumentos musicais com material descartado, tais como latas metálicas e garrafas PET; plantio de árvores nativas, limpeza das margens e monitoramento da qualidade da água do Rio São Francisco, em parceria com o projeto de extensão Monitorando os Rios, da SOS Mata Atlântica.

“A capoeira, pela sua natureza e origem, propicia ao praticante a consciência e inserção em questões culturais, sociais e ambientais inerentes a sua existência, apresentando grande diversidade e possibilidades de aprendizado. É uma importante ferramenta na educação, estimulando o empoderamento e a elevação da autoestima. O respeito e a superação de obstáculos são constantemente estimulados. Desta forma, as rodas de Capoeira são ambientes propícios ao debate e reflexão de temas atuais”, ressaltou o professor Cláudio Sampaio.

O projeto A Natureza na Roda: Sensibilização Ambiental Através da Capoeira é uma parceria da unidade educacional da Ufal em Penedo com a ONG Grupo de Capoeira Mandingueiros de Penedo, coordenado pelo Mestre Bentinho, e conta ainda com a participação do técnico e coordenador de Extensão Samy Dantas; dos alunos Fernando Brandão e Ana Carla Soares e dos Professores Cláudio Sampaio e Rafael Arruda.