Pesquisadores se reuniram em Penedo para debater sobre ecossistemas marinhos

Reunião da SBEEL aconteceu em abril e marcou os dez anos da unidade de Penedo

03/05/2016 11h58 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Evento foi realizado de 24 a 28 de abril

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

A unidade de Penedo do Campus Arapiraca recebeu nos dias 24 a 28 de abril, a 9ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Estudo dos Elasmobrânquios (SBEEL). O evento teve ampla programação e tratou de diversos assuntos relacionados a conservação, genética, políticas públicas, comportamento, educação ambiental, manejo, entre outros. Foram apresentados 105 trabalhos científicos, além de cinco minicursos, seis mesas redondas e sete palestras.

Estiveram presentes na solenidade de abertura, o vice-reitor José Vieira, representando a reitora Valéria Correia; o coordenador da unidade de Penedo, Petrônio Coelho Filho; o diretor acadêmico do Campus Arapiraca, Arnaldo Tenório; o superintende federal da pesca no Estado, Alexandre Delgado; o secretário municipal de educação, Luciano Lucena, representando o prefeito de Penedo; o presidente da SBEEL, Ricardo Rosa e o professor Cláudio Sampaio, presidente a 9ª Reunião. Eles destacaram a importância do evento no cenário nacional e da presença da Ufal no interior alagoano, gerando oportunidades de crescimento.

O Instituto Linha D'Água publicou, durante a reunião da SBEEL, um edital voltado a ações de sensibilização, educação e a divulgação científica relacionada aos tubarões e às raias. Desta forma, trabalhos que tenham forte interesse com estas temáticas poderão receber apoio. Todas as ações estão associadas a um plano nacional para conservação dos tubarões e raias ameaçados de extinção, e contará ainda com um trabalho de sensibilização dos pescadores e da sociedade sobre a importância dos elasmobrânquios e de sua conservação para a integridade dos ecossistemas marinhos.

Ao fim da 9ª Reunião da SBEEL foram deliberadas diversas recomendações ao Governo Federal, direcionadas aos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e Educação (MEC), além do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), relacionadas a conservação, fomento de ensino, pesquisa e extensão.

Promovido pela SBEEL e unidade de ensino de Penedo da Ufal, a reunião recebeu 150 participantes de todas as regiões brasileiras e do exterior e também marcou a comemoração dos 10 anos de implantação da Unidade no Campus Arapiraca.