Novo pró-reitor de Gestão Institucional vai implementar o orçamento participativo

Flávio Domingos assumiu a Proginst em abril e já participou da primeira audiência pública da Gestão

18/05/2016 15h42 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Flávio Domingos afirma que aceitou o convite da Reitora Valéria por acreditar em seu projeto de Universidade. Foto: Thiago Prado

Flávio Domingos afirma que aceitou o convite da Reitora Valéria por acreditar em seu projeto de Universidade. Foto: Thiago Prado

Lenilda Luna - jornalista 

Jovem, mineiro de Juiz de Fora, aprovado em concurso da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) há pouco mais de dois anos, oriundo do Campus do Sertão, da unidade de Santana do Ipanema, com graduação e mestrado em Economia, Flávio Domingos integrou-se à equipe da Gestão da Ufal, em abril, com a meta de implementar a transparência das finanças e o orçamento participativo. 

Na equipe da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst), o pró-reitor destaca a participação de servidores do quadro técnico. "Temos servidores altamente competentes, como Jouber Lessa, coordenador da CPAI, e Luísa Oliveira, coordenadora da CPO", exemplifica Domingos. O novo pró-reitor conta com essa equipe e com a participação da comunidade universitária para enfrentar esse período de crise e de muita dificuldade financeira e orçamentária. 

Para ele, o mais difícil em aceitar o desafio proposto pela reitora Valéria Correia foi sair do Sertão de Alagoas, onde criou vínculos com uma comunidade aguerrida e dedicada. "Apesar de todas as dificuldades pedagógicas e de infraestrutura de uma unidade no interior do estado, a experiência tem sido maravilhosa. Os alunos agarram a oportunidade de ter uma unidade da Ufal em Santana de Ipanema e por esse entusiasmo, foi fácil para mim a adaptação na cidade", relata.

Domingos recebeu a proposta de assumir a Proginst, substituindo o professor da Feac, Júlio Gomes, com certa surpresa, mas com muita disposição para executar o planejamento estratégico da Gestão iniciada em janeiro deste ano. "Por Valéria Correia defender o mesmo projeto de universidade que eu acredito, o que me levou ao engajamento na campanha, e por entender a necessidade que ela tinha naquele momento, eu resolvi aceitar e empreitada. Aproveito para agradecer a confiança que a reitora depositou em mim e a coragem dela em trazer alguém que estava no interior, numa unidade nova e distante, alguém que é novo na universidade, mas que ela acreditou ser capaz para o cargo,"agradeceu o novo pró-reitor. 

Depois de participar da primeira audiência pública da Gestão, apresentando a situação financeira e orçamentária da Ufal, o novo pró-reitor está seguindo a orientação de publicar notas explicativas periódicas, para que a comunidade universitária e toda a sociedade alagoana possam acompanhar com transparência como está a gestão de recursos. "É um trabalho desafiador porque vai caber à Proginst a coordenação dessas atividades que vão democratizar a gestão da Ufal e implementar o Orçamento Participativo, em 2017", concluiu Flávio Domingos.