Instituto de Computação promove palestra sobre Ahimsa no capitalismo

Evento será ministrado pela professora de Yoga, Riki Klein, na próxima sexta-feira (3)

31/05/2016 10h41 - Atualizado em 02/06/2016 às 10h56
Curso é promovido pelo Instituto de Computação

Natália Oliveira - estudante de Jornalismo

O Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Alagoas vai receber a canadense Riki Klein, na próxima sexta-feira (3), para ministrar a palestra Vivendo com o princípio Ahimsa em harmonia com o capitalismo no século 21. O evento está marcado para 13h30 e será aberto ao público.

De acordo com o professor Alan Silva, o IC desenvolve trabalhos de empreendedorismo social, que tem uma linha de discussões sobre Ahimsa. “É uma filosofia de vida que tem como princípio o respeito a todos os seres vivos, o respeito ao próximo. A palestra apresentará uma alternativa de vida que não choque os princípios do Ahimsa e o capitalismo, que são tão contraditórios”, explica.

O Ahimsa é o primeiro dos preceitos morais e éticos do yoga e prega a não-violência no sentido mais amplo da expressão. Além da não-violência física, o Ahimsa propõe a não-agressão a si próprio e ao próximo, seja ela por palavras, pensamentos ou atitudes, por exemplo.

Segundo a palestrante, é importante entender como cada movimento, decisão e palavras ditas a si mesmo e aos demais podem afetar a maneira como o ser humano vive. “Viver sem danos e sem violência, em qualquer sentido da definição, é a prática de Ahimsa. Durante a apresentação, a ideia é introduzir o princípio de Ahimsa dentro do mundo do yoga e como ele pode ser aplicado não só para negócios, mas também para nossa vida cotidiana", explicou Riki Klein.

Sobre a palestrante

Riki Klein é proprietária do Estúdio de Yoga Riki Klein, coproprietária e designer da empresa de roupas Synergy for life e criadora do Ballet Power. A empresária descobriu o yoga como um substituto físico para sua carreira como bailarina e como forma de orientação para uma nova fase de vida. Após se formar em Comunicação e Marketing pela Universidade Simon Fraser, no Canadá, e antes de se mudar para Maceió, Riki se formou também como professora de yoga em Vancouver.