Edufal empossa novo Conselho Editorial

São doze integrantes do Conselho Editorial que vão se reunir toda primeira quinta-feira do mês para traçar diretrizes e normas para as publicações da editora

09/05/2016 14h47 - Atualizado em 18/05/2016 às 17h15
Novo conselho irá definir e traçar as normas e diretrizes da política editorial da Ufal Fotos: Manuela Soares

Márcia Alencar - jornalista

Com solenidade simples e a presença do vice-reitor José Vieira, foi realizada na sala dos conselhos, na Reitoria, a posse do novo Conselho Editorial da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), na manhã da última quinta-feira, 5 de maio. O diretor da Edufal e presidente do Conselho, professor Osvaldo Maciel, conduziu a posse coletiva da equipe que a partir de agora irá definir e traçar as normas e diretrizes da política editorial.

“Temos urgência em repensar as linhas editoriais da Edufal”, disse o vice-reitor José Vieira ao agradecer a disponibilidade de todos em compor esse novo grupo em tempos de crise e de poucos recursos. O grupo foi composto por indicações e avaliação do currículo lattes e pela trajetória de cada um no panorama alagoano, salientou o presidente Osvaldo Maciel. “Queremos que vocês abracem as ideias e que saiam boas definições conjuntas”, ressaltou.

O novo conselho tem a bibliotecária e funcionária da Edufal, Fernanda Lins, como secretária, além dos seguintes professores da Ufal: Adriano Nascimento Silva, da Faculdade de Serviço Social; Ana Cristtina Conceição Santos, do Campus do Sertão; Cid Olival Feitosa, da Feac; Cristiane Cyrino Estevão Oliveira, da Biblioteca Central; Janayna da Silva Ávila, do ICHCA; Maria Cristina Soares Figueiredo Trezza, da Esenfar; Ricardo Carvalho Cabús, do Ctec; Talvanes Eugênio Maceno, do Campus Arapiraca e Tania Marta Carvalho dos Santos, do Ceca. Também completa o grupo de doze membros, um conselheiro externo à Ufal, o professor Nilton Rezende, da Uneal, que pretende focar sua atuação não apenas na área da crítica literária, mas também na discussão de concursos ou linhas editoriais voltadas para a produção literária.

Para o conselheiro Ricardo Cabús, o foco será fomentar a relação com a sociedade e suas demandas, com mais obras de autores alagoanos. A professora Tania Marta destaca a importância de ampliar publicações acadêmicas na área de agronomia e zootecnia. A bibliotecária Cristiane Cyrino deseja ampliar a relação biblioteca/Edufal, promovendo o acesso, a preservação e a disseminação da produção.

A professora Ana Cristina pretende ter um olhar para a pluralidade da sociedade brasileira para além dos muros da academia. O professor Adriano Silva acredita que o papel do conselheiro seja prezar pela qualidade científica e relevância social das publicações. Para Cid Feitosa, deve-se avaliar como a relação socioeconômica de Alagoas e do país vai refletir na linha editorial.

Para a jornalista e professora do curso de Comunicação Social, Janayna Ávila, sua experiência na área de cultura no jornalismo alagoano e na Imprensa Oficial deverá ajudá-la a contribuir  para novas definições e publicações. Do Campus Arapiraca, Talvanes Maceno terá um olhar especial para que as publicações atinjam cada vez mais o público leitor.

Em seguida a posse, houve a primeira reunião de trabalho dos conselheiros, que voltam a se reunir no final desse mês de maio por adequação ao calendário acadêmico da Universidade, que em junho prevê o recesso acadêmico.