Crianças participam de recital junto com Camerata da Ufal

Elas terão participação especial e vão executar Sinfonia dos Brinquedos, de Mozart

25/05/2016 10h42 - Atualizado em 27/05/2016 às 10h48
Rita Namé (à esq.) com integrantes da Camerata e as crianças do projeto musicalização infantil

Rita Namé (à esq.) com integrantes da Camerata e as crianças do projeto musicalização infantil

Simoneide Araújo - jornalista colaboradora

Um momento muito especial será a participação dos alunos do projeto de musicalização infantil durante recital da Camerata Acadêmica da Escola Técnica de Artes (ETA). Nesta quarta-feira, 25, nove crianças vão executar Sinfonia dos Brinquedos, de Leopold Mozart. A apresentação será às 16h, na sala 11 do Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas, na Praça Visconde de Sinimbu, Centro de Maceió.

A direção musical e a regência do recital são da professora Lílian Pereira. Além de Mozart, no repertório tem Friedrich Haendel (Sonata para violino e piano em Lá Maior), Benedetto Marcello (Sonata para viola e piano em Mi Menor) e Oskar Rieding (Concerto para violino e orquestra em Si Menor op.35–1) – veja o programa completo no anexo abaixo.

De acordo com os organizadores do recital, o repertório trabalhado vai desde o período Barroco até a produção contemporânea. “É uma busca quase artesanal de produção das sonoridades características de cada período que nasce das proposições estéticas e históricas de cada compositor”, revelaram.

O recital terá Maycon Ferreira como pianista convidado; o professor Nilton Souza no trompete; Lílian Pereira no violino; e Mylane Santana, aluna do curso técnico de Percussão, na percussão. Os responsáveis pela preparação musical das crianças que vão se apresentar no recital são Rita Namé, professora e diretora da ETA; Daniel Cavalcanti, professor de Música e especialista em Educação Musical; e o monitor Davi Jonas, aluno do curso de licenciatura em Musica.

O grupo da Camerata é formado por Jamerson dos Santos, Taynara Oliveira, João Wiktor dos Santos, Abda Pinheiro, Claudineide Pereira, Phabiana de Oliveira, David Izidoro, Marcos Matheus e Kleianny Carvalho (violinos); Olívio Fernandes, Magno Santos e Sóstenes Paes (violas); Katalyny Fidelis (violoncelo)e Diogo Amorim (contrabaixo).

A Camerata

Os dois projetos da ETA, Camerata Acadêmica e Musicalização Infantil, criados em 2015, se uniram para promover e realizar o ensino da música. A Camerata foi criada a partir de um projeto de extensão para trabalhar peças dos mais diversos períodos da música escritas para a formação camerística, que é uma formação instrumental limitada a poucos músicos. “Um dos nossos grandes objetivos com a Camerata é dar aos alunos a possibilidade de serem solistas com obras escritas para seus respectivos instrumentos”, disse Rita Namé.

A Camerata é formada por alunos dos cursos técnico em Música – habilitação em Violino e Viola – e de extensão de Violino, Viola e Violoncelo. “O núcleo de base tem os instrumentos de cordas com arco, mas busca, sobretudo, a interação com instrumentos de outros naipes, dando aos alunos a rica experiência de uma construção musical composta das mais diversas vozes instrumentais”, destacou Lílian Pereira, coordenadora do projeto.

Segundo Lílian, a Camerata traça um caminho importante na formação musical de seus integrantes. “Com esse grupo, pretendemos enriquecer ainda mais o cenário musical alagoano e contribuir para a formação de mais ouvintes, novos alunos e amantes da música”, revelou.

Musicalização infantil

O projeto de musicalização infantil teve início a partir das Oficinas Dalcroze, realizadas pela ETA em agosto de 2015 e ministradas pelo professor Iramar Rodrigues, do Instituto Dalcroze de Genebra. “Esse projeto teve apoio da Escola de Ensino Fundamental Peter Pan, de Maceió, e desenvolve a musicalização para crianças de 7 a 12 anos de idade, buscando sensibilizá-las ao universo musical por meio da consciência corporal, da respiração, da psicomotricidade e da musicalidade, permitindo experiências sonoras e de convívio. Uma dessas experiências é o que vamos apresentar nesse recital”, afirmou Rita Namé.

De acordo com a diretora da ETA, a professora Lílian nos estimulou e nos convidou a realizar o recital junto com a Camerata no encerramento do semestre letivo. “Queremos agradecer a todos e, em especial, às crianças e aos pais delas por terem o compromisso conosco e acreditarem no nosso trabalho”, revelou Rita.

A classe de musicalização infantil 2016 é formada pelas crianças: Akil Tahari da Silva Santos, Jose Henrique Marques Albuquerque, Maria Beatriz Matias da Silva, Maria Isabella Vasconcelos dos Santos, Maria Luíza Sandes de Almeida, Nina Camões Peixoto, Otto de Castro, Toni Cândido do Nascimento e Ytalo Leonardo Freire Oliveira.