Biblioteca Central está sob nova direção

A Bibliotecária Cristiane Cyrino comandará a B.C pelos próximos quatro anos

10/05/2016 16h50 - Atualizado em 12/05/2016 às 17h07
Cristiane Cyrino Estevão é a nova diretora da Biblioteca Central da Ufal

Rosiane Martins - estudante de jornalismo

Cristiane Cyrino Estevão é a nova diretora da Biblioteca Central (BC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A nova gestora é assistente administrativa na universidade desde 1989 e é formada em biblioteconomia. No final da graduação fez um estágio na Fundação Biblioteca Nacional , no Rio de Janeiro, na área de conservação de acervo bibliográfico, e nos últimos quatro anos Cristiane desenvolveu atividades na biblioteca do Museu Théo Brandão. Esta é a segunda vez que  toma a frente da BC, a servidora assumiu a diretoria entre 2005 e 2011 quando foi trabalhar no museu.

Para esta segunda gestão, Cristiane diz que tem como objetivo a integração das bibliotecas à política educacional científica e administrativa da universidade servindo de apoio aos programas de ensino, pesquisa e extensão. "Nesse início de gestão identificarmos quais as demandas prioritárias para a partir daí elaborarmos o nosso planejamento a curto, médio e longo prazo. Inicialmente, produzimos um diagnóstico identificando as deficiências em termos de estrutura física e recursos humanos . Pensamos num modelo de gestão participativa , priorizando  o trabalho em equipe e a intersetorialidade”, diz.

"O desafio desta gestão é atender a demanda da universidade frente a sua expansão, trabalhando na motivação da equipe de profissionais e na valorização dos usuários, agregando valor ao trabalho que já vem sendo desenvolvido ao longo dos anos pelo Sibi/Ufal, visando dar o suporte necessário aos programas de ensino, pesquisa e extensão da Ufal", ressalta.

O sistema de biblioteca da Ufal (Sibi) é composto por 12 bibliotecas setoriais. São quatro no Campus A.C. Simões, uma no Centro de Ciências Agrárias (Ceca), uma  no Espaço Cultural, uma em Arapiraca,  outra em Penedo, em Viçosa, Delmiro Gouveia,Palmeira dos Índios e em Santana do Ipanema.

A Biblioteca Central é o órgão dentro do Sistema de Biblioteca (Sibi) que dá suporte às demais bibliotecas da universidade; o Arquivo Central da Ufal passou a fazer parte do Sibi em 2012. De acordo com sua estrutura atual existem divisões que trabalham integralmente como a Divisão de Desenvolvimento de Coleção (DDC) , a Divisão Tratamento Técnico (DTT) , a Divisão Administrativa  (DA) e a Divisão  de Serviço ao Usuário (DSU), que juntamente com a direção geral , em um trabalho integrado, dá suporte às demais bibliotecas do sistema.