Alimentação escolar é tema de encontro que reúne gestores e agricultores

Evento tem parceria com a Faculdade de Nutrição da Ufal

05/05/2016 17h41 - Atualizado em 06/05/2016 às 15h40
Evento segue amanhã, 6 de maio

Manuella Soares -jornalista

Milho, coco, macaxeira e muitos outros alimentos produzidos por agricultores familiares de Alagoas viraram deliciosos pratos servidos no 1º Encontro Técnico do Programa de Alimentação Escolar (Pnae). O Evento promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE) em parceria com a prefeitura e a Faculdade de Nutrição da Ufal está sendo realizado até sexta-feira (6), no auditório da Reitoria.

Nutricionistas, gestores e conselheiros de alimentação escolar foram convidados a participar do encontro que é organizado pela Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar da Secretaria Municipal de Educação e pelo Laboratório de Nutrição e Saúde Pública da Fanut.

A ideia é capacitar os agentes envolvidos no programa para promover um alimentação saudável nas escolas por meio de uma formação continuada. Representantes do FNDE, de Brasília, estão na programação do evento com palestras sobre aquisição de produtos da agricultura familiar; segurança alimentar e nutricional; e controle social.

“O Pnae tem várias dimensões significativas, uma delas é que ele conta com a participação social no acompanhamento do programa por meio dos conselhos de alimentação escolar. Então, sempre que possível a gente estabelece parcerias para formar os atores que diretamente trabalham nas prefeituras e nos estados e também os conselheiros que são as pessoas da sociedade civil que, de forma organizada, acompanham o programa”, destacou Renata Mainenti, coordenadora de Educação e Controle Social do FNDE.

Foi por meio dessa parceria que possibilitou o evento ser realizado na Ufal, pela primeira vez em Maceió. “O Pnae é uma política pública que a gente aborda dentro do curso de Nutrição, em vários momentos. E a Coordenação de Alimentação Escolar é um cenário de prática dos nossos alunos, então, a Ufal tem todo o interesse em apoiar as necessidades da população e dos serviços, especialmente nas áreas de educação e saúde”, ressaltou a professora Maria Alice Araújo, da Fanut.

A Faculdade de Nutrição da Ufal aproveita a importância do evento para divulgar projetos de sucesso como o Colhendo Bons Frutos e a Feira Orgânica, que é realizada toda quarta-feira no campus A.C. Simões. Excepcionalmente, nesta sexta-feira (6), ela será montada para aproximar os agricultores com o público consumidor e fazer com que eles participem das chamadas públicas da alimentação escolar para melhorar a renda, a qualidade de vida e, estimular o comércio local.

“Como eles também fazem parte desse programa, precisavam estar aqui como agentes importantes. Fizemos também uma parceria com os agricultores: eles nos forneceram os alimentos e nós produzimos os bolos, o munguzá e tudo o que está sendo demonstrado aqui”, contou Ana Luna, coordenadora da Alimentação Escolar do município.

Sobre o programa

O Programa Nacional de Alimentação Escolar é o maior Brasil e exportado para países da América Latina e África. O objetivo é atender o direito humano à alimentação adequada com regras estabelecidas pelo Governo Federal sobre como aplicar nas escolas públicas. De acordo com a coordenadora de Maceió, Ana Luna, o Pnae é colocado em prática em todas as 135 escolas do município, contemplando mais de 49 mil alunos, entre creche, ensino fundamental, educação infantil e jovens e adultos.

“Nós fazemos o nosso programa municipal de alimentação, seguindo à risca o que é exigido. Temos um cardápio especializado, inclusive, para alunos com necessidades especiais e fazemos a compra de produtos dos agricultores familiares”, disse.