Ufal vai selecionar projetos artísticos para o Espaço Cultural

As inscrições estão abertas para a comunidade acadêmica e externa até 22 de maio

12/04/2016 11h36 - Atualizado em 23/05/2016 às 11h48
Espaço Cultural passará por intervenções artísticas

Simoneide Araújo – jornalista colaboradora

Se você é artista, está aberto o edital de intervenção artístico-cultural no Espaço Cultural Professor Salomão de Barros Lima, localizado na Praça Sinimbu. O Edital nº 01/2016 com as regras de participação já está publicado no Portal da Ufal, e as inscrições devem ser feitas até 22 de maio.

Podem participar como proponentes de propostas maiores de 18 anos, que apresentem condições físicas para executar o projeto apresentado. Os interessados devem inscrever seus projetos pelo endereço eletrônicocac.ufal@gmail.com, contendo no título do e-mail: Edital para intervenção artístico-visual. O artista ou grupo deve enviar também os anexos do edital preenchidos, além de apresentar atestado de aptidão para atuação em altura, no caso de propostas que ultrapassem dois metros de altura.

A iniciativa é da Coordenação de Assuntos Culturais (CAC) e, de acordo com o edital, serão selecionados projetos artísticos para compor a paisagem visual do Espaço Cultural. Pretende-se valorizar a produção artística e a diversidade de linguagens urbanas de artistas que atuam fora e dentro da comunidade acadêmica (estudantes, técnicos e professores).

Segundo o coordenador da CAC, Ivanildo Piccoli, a ideia é construir um espaço aconchegante, acolhedor e que reflita a criatividade de um ambiente dedicado às artes. “Paredes brancas não combinam com um espaço reservado à arte e à cultura. Vamos valorizar temas que estiverem ligados às atividades desenvolvidas no Espaço, como cursos de graduação e técnicos de Arte, Línguas, Coro, Orquestra, Pinacoteca, Edufal, Núcleos Temáticos, entre outas”, ressaltou.

De acordo o Edital nº 01/2016, serão selecionados projetos individuais ou coletivos, que podem ser realizados de forma livre, tanto na parte externa quanto na interna do prédio. Não estão incluídas nesse rol as instalações da Pinacoteca Universitária, da Escola Técnica de Artes e parte da fachada principal do Espaço.

A proposta artística pode se basear numa arte inédita, criada especialmente para o Espaço Cultural ou alguma já reproduzida em outro local, adaptada para a área proposta. Os projetos inscritos serão escolhidos por uma comissão mista – curadoria e consulta pública. O período de seleção será realizado de 23 a 31 de maio.

Para saber mais, consulte o Edital nº 01/2016.